Em outubro, o número de empregos na indústria paranaense cresceu 1,2%, em relação ao mesmo mês de 2011, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta terça-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do Paraná, apenas Minas Gerais e Santa Catarina tiveram resultados positivos no número de contratações, com aumentos de 0,7% e 0,06%, respectivamente.

Conforme o levantamento, as taxas positivas do Paraná foram impulsionadas graças à indústria têxtil, fumo, máquinas e aparelhos elétricos, eletrônicos e de comunicações, principalmente. No acumulado do ano, as contratações da indústria paranaense também mostram números acima da média nacional. No estado, entre janeiro e outubro, o número de pessoas empregadas na indústria aumentou 2,9%, enquanto no Brasil houve queda de 1,2%.

Os números da indústria também se repetem quando é analisado o contingente de pessoas empregadas. No Paraná, o aumento foi de 2,5%, contra uma de 1,4% na média nacional.

Além do aumento nas contratações, a massa salarial real, que considera a inflação do período, também subiu 5,8%, tendo sido o terceiro melhor índice do Brasil. Outro índice que apontou leve alta foi na quantidade de horas pagas, que no Paraná subiu 0,1%, em relação a 2011.

Fonte: G1PR