Curitiba apresentará em Brasília nesta terça, quarta e quinta feira (4, 5 e 6), dados que apontam a queda no número de mortes em acidentes na cidade, no Evento Internacional Vida no Trânsito. O primeiro levantamento do programa Vida no Trânsito, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela a redução no índice de mortes em acidentes de trânsito em Curitiba, entre 2010 e 2011. No período, houve queda de 18,7 por 100 mil habitantes para 17,5 por 100 mil habitantes nos registros de vítimas fatais do trânsito. O índice superara a meta de 18,1 por 100 mil moradores, estabelecida pela Setran (Secretaria do Trânsito) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, que coordenam o programa na capital.


O diretor de Educação no Trânsito da Setran, Celso Mariano, credita o resultado à integração entre os diferentes órgãos de segurança que atuam na cidade (Setran, BPtran, Guarda Municipal e agentes da Polícia Rodoviária Estadual e Federal), que passaram a atuar no cuidado com o trânsito e na aferição mais precisa dos dados nesta área.

“O mais importante que aconteceu é que todos os envolvidos na segurança passaram a sentar juntos para definir as ações de melhoria em conjunto. Hoje, não existe uma ação da Setran que a Polícia Rodoviária Estadual não saiba”, afirma Mariano.

Fonte: Jornale