Os eleitores de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, ficaram divididos entre os candidatos a prefeito Marcos Antonio Zanetti (PMDB) e Luiz Claudio Costa (PDT). Ambos receberam 3.869 votos e, com 46,26%, terminaram a votação empatada. Segundo a legislação eleitoral, quando dois candidatos terminam empatados, o eleito é o candidato mais velho.

Luiz Costa, com 59 anos, foi considerado o vencedor, já que o adversário tem 18 anos a menos. “Foi Deus quem me ajudou. Ele quis que eu fosse prefeito da cidade em uma eleição que vai marcar. Eu estou muito contente por ser o novo prefeito. Essa eleição foi histórica, não só no Paraná, mas em todo o país. Diante da minha história e dos cargos que já assumi, acho que não teria outra pessoa mais abençoada para ser escolhida. Hoje, na minha casa, não se fala em outra coisa que não seja a coincidência dos números”, comemora Luiz.

Em entrevista ao G1, ele explica ainda que deve conceder entrevistas durante praticamente todo o dia. Disse também que durante o governo pretende priorizar as áreas de saúde, educação e estradas. “Isso não é nenhuma obrigação do prefeito. É dever dele. Depois nós temos um potencial muito grande aqui na região e vamos dar importância para isso também”.

O candidato Marcos Antonio Zanetti (PDT), que perdeu por ser mais novo, disse que não critica a legislação porque já sabia que se caso desse empate, ele perderia. Mas afirmou que uma pesquisa divulgada na sexta-feira (5) ajudou a aumentar os votos do adversário. Segundo ele, a pesquisa apontava uma diferença de mil votos para Luiz Costa (PMDB). “Eu estou chateado. Acho que essa pesquisa não é verdadeira. Teve muita gente influenciada. Mas não me sinto como se tivesse perdido. Fizemos uma campanha de casa em casa e fomos muito bem aceitos. Diferente da campanha dele [Luiz Costa] que foi uma campanha milionária”, apontou Marcos.

Em Bananal (SP), a disputa também terminou empatada. Com 100% das seções apuradas, os candidatos Peleco (PSDB) e Mirian Bruno (PV) somaram o mesmo número de votos: 1.849.

O cientista político Emerson Cervi disse ao G1 que em cidades pequenas é comum existir essa votação mais disputada. “No caso específico de Balsa Nova, tiveram cerca de 400 votos entre brancos e nulos, que poderiam ter mudado completamente a eleição. Grande parte dos eleitores não se identificou com nenhum dos dois candidatos e acabaram não definindo voto para um ou para outro, o que poderia ter feito toda a diferença”.

O outro candidato que também disputou a eleição em Balsa Nova foi Wilson Santana de Oliveira, o Vico (PSDB). Ele teve 625 votos.

Fonte: G1PR

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.