Os trabalhadores dos Correios no estado do Paraná prometem entrar em greve a partir de quarta-feira (19) em todo o país. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), a falta de negociação pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o pedido de liminar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) na semana passada para impedir a paralisação devem levar os trabalhadores dos Correios a greve.

A ECT protocolou na última quinta-feira (13) um pedido de dissídio coletivo no TST, em Brasília. A empresa se antecipou às assembleias dos funcionários para decidir sobre a realização de greve. De acordo com nota divulgada pelos Correios, o objetivo de acionar o TST é “garantir a normalidade do atendimento à população brasileira”. No documento, a ECT requer, entre outras medidas, a intermediação do tribunal “em vista da greve e do esgotamento das negociações” e a renovação do acórdão do tribunal relativo à paralisação de 2011, que teria validade por quatro anos.

“Após a postura da empresa (de pedir a Liminar), a decisão pela greve tomou corpo em todo o País”, afirma o secretário-geral do Sintcom-PR, Luiz Antonio de Souza. Para ele, será difícil para a empresa segurar a categoria, mesmo que uma nova proposta seja apresentada. “A questão aqui é respeito. Os Correios não demonstram o mínimo interesse em negociar com seus funcionários e tentam deixar a decisão da renovação do acordo para a Justiça”, diz.

Ao todo, 22 sindicatos estaduais definem pela greve amanhã. No Paraná, o Sintcom realiza as assembleias em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Ponta Grossa. No dia 25, outras 13 entidades devem integrar o movimento.

Souza disse ainda que a greve será iniciada mesmo com a audiência de conciliação marcada. Na quarta-feira, dia 19, às 10h30 no TST, começam as tentativas de acordo entre trabalhadores e empresa.

Os trabalhadores pedem a contratação de mais funcionários; o fim das horas extras e da terceirização; melhorias no plano de saúde e mudança nos mecanismos de avaliação. Na parte econômica a reivindicação é de reajuste de 43,7%. Deste índice, 33,7% são referentes a perdas salariais e 10% de reposição da inflação. A categoria ainda exige a negociação de R$ 200 de aumento linear, 2,5 mil de piso salarial e vale refeição de R$ 35,00 por dia.

Do outro lado a empresa oferece 5,2% de reajuste salarial e nos benefícios.

Bancários
As agências bancárias de Curitiba e região estarão de portas fechadas a partir desta terça-feira (18) por tempo indeterminado. Os bancários se reúnem na noite desta segunda-feira (17), no bairro Rebouças, em Curitiba, para organizar os trâmites da greve. Os serviços do autoatendimento funcionarão normalmente.

A greve da categoria já foi decretada na semana passada e este encontro deve reforçar o fechamento das agências.

Fonte: Banda B

0 comentário em “Greve nos Correios começa nesta quarta (19)

  1. Anseios de um educador GREVE Expresse3o tritse de se dizer, no entanto, no momento, a forma mais justa e digna de rever direitos e dignidade em se trabalhar.Estou nesta luta, por mim, educador, por vocea estudante, por nossas gerae7f5es futuras.Anseio uma educae7e3o de qualidade, digna, com profissionais qualificados.Uma escola onde meu filho realmente aprenda o verdadeiro valor da palavra CIDADANIA. Onde, desfrute de um ensino de qualidade e qualidade no sentido mais amplo da palavra, com um educador que acompanhe a turma durante todo o ano, que ne3o seja trocado a cada seis meses. Com educador feliz, preparado, que tenha condie7f5es fedsicas, psicolf3gicas e financeira de se aperfeie7oar constantemente.Luto pelo direito de ter dinamizadores nos laboratf3rios, nas bibliotecas Direito de ter um professor de apoio, quando se fizer necesse1rio;Direito de sonhar, de lutar e concretizar sonhos;Direito de ver o futuro como reflexo do presente;Anseio por uma gerae7e3o com autonomia suficiente para escrever sua histf3ria, para exercer sua cidadania, sem medo, sem culpa;Direito de lutar por um mundo melhor sem temer represe1lias;Direito de ser reconhecido em suas habilidades e conquistas;Estou nesta luta porque defendo que as novas gerae7f5es ve3o para as escolas com a certeza de que le1 este3o os profissionais seguros de si mesmos, capazes de prepare1-los para os vestibulares da vida, para os grandes concursos.Estou nesta luta porque acredito que a educae7e3o e9 o fanico meio para melhorar a qualidade de vida do paeds, pois e9 com ela que aprendemos a ver as riquezas que nosso paeds dispf5e, e9 por meio dela que aprendemos a administrar essas riquezas; e9 por meio dela que se consagram os melhores profissionais da justie7a; e9 por meio dela que temos condie7f5es de agir, rever nossas ae7f5es e tornar o mundo um lugar melhor.Hoje, anseio por justie7a, por dignidade.Quisera eu bater no peito e me orgulhar plenamente de ser educador, de ver nessa classe unie3o, senso credtico, coragem, pre1tica plena de cidadania.Mas, o maior anseio que tenho e9 de um dia poder levantar a cabee7a e dizer, “SOU EDUCADORA EM GOIc1S, ME ORGULHO DA MINHA TERRA, ME ORGULHO DOS MEUS GOVERNANTES, POIS ESTES RECONHECEM E PRATICAM A JUSTIc7A!”.Quie7e1 do BRASIL.c9 esta histf3ria que gostaria de deixar registrada, e0s futuras gerae7f5es, mas para isso, para que essa luta seja o marco diferencial na realidade cruel que se descortina e9 que converso com vocea CIDADc3O, pedindo para que se una a nf3s nesta luta, para que nossos filhos tenham uma VERDADEIRA EDUCAc7c3O.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.