Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) suspenderam nesta quinta-feira (13) a greve da categoria iniciada há 120 dias. A decisão foi tomada em assembleia no Teatro da Reitoria pela maioria dos mais de 400 docentes que participaram da sessão. De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, as aulas deverão ser reiniciadas nesta segunda-feira, 17 de setembro, data definida na sessão sindical pelos professores. Na próxima semana, uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição (Cepe) legitimará o dia proposto e redefinirá o calendário, suspenso em 29 de junho.

O encerramento do movimento foi causado principalmente pela insatisfação de muitos docentes em relação ao sindicato e também por pressão de vários representantes da sociedade. Nesta manhã, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra a UFPR, o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) e a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr) para que as aulas dos dois últimos períodos de todos os cursos oferecidos pela instituição fossem retomadas e pediu ainda que fosse aplicada multa diária de R$ 5 mil para cada réu.

A exemplo do que está acontecendo em outras universidades do Brasil, as aulas de reposição do primeiro semestre devem se estender até o fim de outubro, com classes aos sábados. Logo em seguida começaria o período relativo ao segundo semestre, que terminaria em abril de 2013, provavelmente com um recesso de 21 de dezembro a 9 de janeiro.

Clique aqui e saiba mais!

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.