Empresários, fornecedores, designers e representantes dos demais componentes da cadeia produtiva da indústria moveleira da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), além de representantes da academia e do poder público, reuniram-se no dia 26 de junho na Federação as Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para dar início à criação de um polo moveleiro na região.

Pela manhã, eles participaram de um fórum promovido pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), quando foram elencados os temas mais centrais para o desenvolvimento do polo. A região possui cerca de 1.400 empresas de móveis e é responsável por 60% do consumo total de móveis no Estado.

“Outra vantagem é a presença de todos os elos desta cadeia produtiva na região”, afirma o presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi, referindo-se às indústrias de vidro, metais e outros componentes que são usados pela indústria moveleira.

Apesar da força, a região sofre com a concorrência de produtos vindos de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Para fortalecer a indústria local o polo atuará de forma a organizar esta cadeia e assim aumentar sua competitividade. “Um grande aglomerado de empresas já existe, o que não existe é uma sinergia entre elas”, observa o vice-presidente da Fiep e empresário da área de móveis, Aurélio Sant’Anna.

Os participantes do evento apontaram o que consideram prioritário para o Polo Moveleiro de Curitiba e RMC. Os pontos mais destacados são: articulação dos participantes do fórum (25% dos apontamentos), gestão de fornecedores (21%), gestão de resíduos (12%), marketing (12%), além da capacitação técnica, ações de mercado e melhorias na logística (cada um destes itens com 10%).

“São medidas que vão proteger e potencializar as ações das empresas da região. Certamente cada um destes macrotemas terá grandes desdobramentos”, afirmou Fernando Tedeschi.

Clique aqui e leia mais!

Fonte: COMEC

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.