Paraciclo instalado na Praça Zacarias, no centro de Curitiba (Foto: Luiz Costa/SMCS)

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba definiu na última semana, em conjunto com representantes da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, 15 novos locais que terão estacionamentos para bicicletas (paraciclos) na cidade. Em março foram instalados oito conjuntos de paraciclos na área central e prédios públicos, com capacidade para até 80 bicicletas.

A principal característica dos paraciclos é prender as bicicletas pelo quadro e não apenas pelas rodas como em alguns modelos antigos. A definição do modelo também passou pela aprovação dos ciclistas.

O modelo dos paraciclos públicos adotados pelo município, desenvolvido pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, atende às necessidades dos ciclistas, tanto que eles pediram a substituição de modelos antigos em alguns locais como no Museu Oscar Niemeyer e Bosque João Paulo II.

Novos pontos
Na área central o Ippuc definiu a instalação de paraciclos nas ruas Trajanos Reis com Treze de Maio, Terminal do Guadalupe, no cruzamento das avenidas Marechal Deodoro com Marechal Floriano, Marechal Deodoro entre a Barão do Rio Branco e Travessa da Lapa, Biblioteca Pública do Paraná e Mercado Municipal.

Na Biblioteca Pública será instalado um conjunto de 10 arcos, com capacidade para 20 bicicletas. As praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Ouvidor Pardinho e Santos Andrade também estão na lista para receber os novos equipamentos. As duas primeiras são praticamente terminais de ônibus, e assim importantes para facilitar a integração entre bicicleta e transporte coletivo.

Para saber mais, clique aqui!

Fonte: Prefeitura de Curitiba 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.