wwwServiços online, notícias atualizadas, divulgação de editais públicos… Afinal de contas, as prefeituras estão fazendo um bom papel na hora de ‘’dar a cara’’ no mundo virtual? É preciso agilidade no serviço público. Seja para fazer aquele pedido de corte de galhos que ameaçam cair sobre a calçada a qualquer momento, ou mesmo para questionar os responsáveis da administração pública sobre algo que não esteja fluindo bem na cidade, como um posto de saúde meio abandonado. Com os sites das Prefeituras, teoricamente, está bem mais fácil agora fazer essas cobranças e solicitações. Denunciar, sugerir alguma melhoria para os nossos governantes ou mesmo tirar aquela dúvida sobre um concurso que vai sair logo são possíveis através dos sites oficiais das prefeituras.

Todos os serviços públicos que podem ser resolvidos através da Internet estão nessas páginas, para facilitar a vida do cidadão e desburocratizar um pouco a vida dos moradores/eleitores. E olha que nem mencionamos o poder das redes sociais, cada vez mais presentes no nosso cotidiano e uma verdadeira arma de cobrança para o cidadão.

Mas será mesmo que todas essas facilidades estão funcionando bem? Escolhemos Curitiba e outras nove cidades do nosso entrono (oito da Região Metropolitana de Curitiba mais São Matheus do Sul) e analisamos 10 itens, para determinar se o site é funcional ou não, bem como a interação com o morador local.

Seguem os parâmetros
Transparência – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão tudo relativo à transparência da administração (contas públicas, etc). É lei constar nos sites, por isso o que vamos avaliar aqui é se está bem visível ou não na home;

Contato – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão os contatos, seja por e-mail, online ou in box – bem como o endereço físico e telefone;

Serviços Online – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão quais os serviços online ou o link para a página destinada para estes serviços;

Leis Municipais – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão a Lei Orgânica do Município ou um link que redirecione para essas leis;

Nota Fiscal Eletrônica – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão o máximo de informações sobre como tirar a nota fiscal eletrônica;

Editais Serviços – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão o link para os editais de compras e contratos de prestação de serviço;

Editais de Concursos – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão o link para os editais de concursos públicos relativos;

Notícias – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão notícias atualizadas;

Redes Sociais – Precisa estar na homepage do site da prefeitura em questão, pelo menos, o Facebook e o Twitter da prefeitura;

Agilidade nas Respostas – Será analisado o tempo que a prefeitura leva para responder uma mensagem que enviaremos via e-mail, usando como tempo limite de resposta 48 horas. Levaremos em consideração também a qualidade das respostas.
Para este teste, nós enviamos a seguinte mensagem por escrito:
Olá, como eu posso ter mais informações sobre os horários e as linhas de ônibus no site? Obrigado
A prefeitura em questão deveria responder essa mensagem em, no máximo, 48 horas.

Usaremos a seguinte contagem para cada item:
Ruim 
Médio 
Bom 

Vamos ver as Prefeituras?


curitiba1Site da Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/
O contato da Prefeitura de Curitiba foi um dos mais eficientes. Online, eles já me atenderam prontamente com a minha dúvida. Um servidor ficou à minha disposição para atender outras questões, o que não era mais o caso do teste. Têm muitas notícias atualizadas, todas de fácil navegação, e as redes sociais são bem interativas com o internauta. Serviços online estão divididos para ‘’cidadão’’ e ‘’empresas’’, o que facilita muito a procura.

Ponto Positivo: Atualizações constantes de todos os setores da administração. A facilidade de encontrar os serviços divididos é outro ponto a ser considerado, bem como o contato eficiente.
Ponto Negativo: São dois, na verdade. As licitações estão dentro do ícone “Transparência” e não separadamente – o que facilitaria ainda mais a visualização – e o programa de nota fiscal eletrônica (o Boa Nota Fiscal) não está na home.

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 


fazenda rio grande1Fazenda Rio Grande – http://www.fazendariogrande.pr.gov.br/sites/prefeitura/

O grande pecado no site da prefeitura de Fazenda Rio Grande é a falta de meios de comunicação dentro do site. Não há e-mail algum, muito menos um Fale Conosco. O máximo que está no site da prefeitura é o telefone. Ligamos para lá perguntando sobre qual seria o e-mail, e a resposta fornecida foi a de que eles passariam a ligação para o gabinete e, dali, para o setor responsável. Não era o que queríamos claro, e paramos por ali.

Ou seja, cidadão não é tratado da forma como deveria e fica sendo jogado de um lado para outro.
Ponto Positivo: Serviços online estão ali, bem visíveis.
Ponto Negativo: Além da falta de comunicação, o site é bem desatualizado e nota zero em redes sociais. Além, do mais, a navegação do site é um pouco prejudicada pela barra de rolagem, que deixa o site cansativo para procurar algo.

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

mandirituba1Mandirituba http://www.mandirituba.pr.gov.br/
As notícias praticamente não existem no site da Prefeitura de Mandirituba – e as poucas que estão ali parecem um pouco defasadas. Na questão interatividade, o site deve bastante pois as redes sociais nem dão as caras por lá. Faz falta também os serviços online, que deveriam ajudar o cidadão e não há nem sinal da sombra. Porém o serviço Nota Fiscal Eletrônica está em destaque, o que é uma vantagem.

 

Ponto Positivo: Interessante o layout do site e a disposição todos os itens, mesmo faltando os itens que já citei logo acima.
Ponto Negativo: É um problema e tanto quando o site de uma prefeitura não permite ao cidadão realizar serviços online ou mesmo consultar algo – qual a função do site mesmo?

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

agudos do sulAgudos do Sul – http://www.agudosdosul.pr.gov.br/
O site da Prefeitura de Agudos do Sul não tem muitos enfeites, é bem direto ao ponto. Mas é tão direto que aprece que deixaram de lado as redes sociais, porém quem entra aqui buscando serviços online consegue encontrar bastante coisa (alvarás, IPTU, etc), bem completo mesmo. Uma pena que a Nota Fiscal Eletrônica fica lá dentro de serviços online, ao invés de estar na home o tempo todo.

Pontos Positivos: Serviços online e só.
Pontos Negativos: Redes sociais = 0; notícias atualizadas = 0

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

tijucas do sul1Tijucas do Sul – http://www.tijucasdosul.pr.gov.br/
No site da Prefeitura de Tijucas do Sul, as notícias não são atualizadas diariamente, mas há uma certa preocupação em manter um volume a cada dois ou três dias. O contato funcionou perfeitamente, já que o e-mail que enviamos foi respondido em 24 horas, demonstrando que eles estão atentos aos pedidos e às dúvidas que possam chegar pelo correio eletrônico. É de se estranhar que, diante tal agilidade, não tenha no site nada referente às redes sociais, da mesma maneira em que não há serviços online e este recurso, chamado de Serviços apenas na parte superior da tela, limita-se a mandar o internauta para links de interesse (Sanepar, Copel, etc) ou, na melhor das análises, indica para o internauta para quem ele deve se dirigir quando precisa de um alvará (com o e-mail e o telefone de cada setor).

Estranho, porém, é que a resposta continha um link de um site com nome de outra cidade, Contenda, e este não se trata de um site público mas sim de um site privado.

Ponto Positivo: Responderam o nosso e-mail (quer motivo mais positivo que esse?)
Ponto Negativo: A falta de redes sociais e de serviços online

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

pien1Piên – http://www.pien.pr.gov.br/
O Portal da Transparência está um pouco escondido, mas é fácil entrar em contato com a Prefeitura de Piên usando as redes sociais e os contatos (que são bem visíveis). As notícias são atualizadas, mas não diariamente – apenas o suficiente para manter um volume interessante semanal.
Ponto positivo: Além das redes sociais atuantes, os editais de concurso e de serviço estão bem localizados
Ponto negativo: Como em outros sites analisados, os serviços online deixam a desejar

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

quitandinha1Quitandinha – http://www.quitandinha.pr.gov.br/
Nota-se ao olhar o site da Prefeitura de Quitandinha que faltou o e-mail de contato e a atuação nas redes sociais aparece somente com as atualizações do twitter do lado direito (se bem que já é alguma coisa). Não há nota fiscal eletrônica nem serviços online, e as notícias ficam estáticas no site por alguns dias apensar do volume de notícias que a assessoria local produz. Não é um site ruim, muito pelo contrário, é até funcional, mas ainda carece um pouco não só de informações como também de uma maior movimentação nas notícias – parcialmente compensadas pelo twitter na home.
Ponto Positivo: Editais de serviço estão OK, assim como as leis municipais. O site é limpo e fácil de navegar.
Ponto Negativo: Serviços online inexistem na homepage de Quitandinha.

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

pinhais1Pinhais http://www.pinhais.pr.gov.br/
De longe, um dos melhores analisados. Muito bem montado, o site da prefeitura de Pinhais não cansa a vista e deixa tudo bem visível. Consegue ser atualizado com as notícias (o que é algo louvável para um site de prefeitura) e os serviços online estão bem divididos.
Ponto Positivo: Harmonia do layout do site, não é poluído e a navegação é fácil.
Ponto Negativo: Só não leva um 10 por tudo pois faltou deixar, dentro do Fale Conosco, o e-mail descrito. Como eles não responderam no prazo a minha solicitação, o ponto negativo ficou com a comunicação direta.

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

saojose1São José dos Pinhais – http://www.sjp.pr.gov.br/
O site da prefeitura de São José dos Pinhais é rico em detalhes e em serviços online, além de usar bastante as redes sociais. Aliás, a parte inferior da página tem bastante destaque para as redes, contanto até mesmo um canal do Youtube. As notícias em sua página principal são bem atualizadas. O contato não deixa o e-mail visível e o Portal da Transparência ficam um pouco fora do alcance visual inicial, mas de resto consegue atender muito bem as expectativas. Foi a única prefeitura dentre as que não responderam ao nosso e-mail que, pelo menos, nos enviou uma mensagem avisando que a solicitação seria encaminhada para o setor responsável. Por isso, duas carinhas pra São José neste quesito.

Ponto Positivo: O forte uso das redes sociais para divulgar tudo.
Ponto Negativo: Não está na página inicial nada sobre concursos públicos.
Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

são matheus1São Mateus do Sul – http://www.saomateusdosul.pr.gov.br/
O Contato aqui é o Fale com o Prefeito e peca por não dar a opção de e-mail. Os editais de concurso público e o Portal da Transparência estão na parte inferior, não tão visível, o que dificulta a procura, porém é bem atualizado no tocante às notícias e os serviços online estão bem fáceis de se encontrar.
Ponto Positivo: Fácil navegação com ícones bem fáceis de achar.
Ponto negativo: Não há redes sociais, talvez o grande pecado do site. Somando isso com a ausência de resposta do nosso e-mail, é fácil concluir que não há um acompanhamento mais próximo com quem tenta se comunicar com a administração.

Transparência 
Contato 
Serviços Online 
Leis Municipais 
Nota Fiscal Eletrônica 
Editais de Serviços 
Editais de Concursos 
Notícias 
Redes Sociais 
Agilidade Nas Respostas 

COLOCAÇÃO CIDADE CARINHAS
Primeiro lugar: Pinhais 27 carinhas
Segundo lugar: Curitiba 25 carinhas
Terceiro lugar: São José dos Pinhais 24 carinhas
Quartolugar: São Mateus do Sul 23 carinhas
Quinto lugar: Fazenda Rio Grande 22 carinhas
Sexto lugar: Tijucas do Sul 22 carinhas
Sétimo lugar: Piên 22 carinhas
Oitavo lugar: Mandirituba 19 carinhas
Nono lugar: Agudos do Sul 17 carinhas
Décimo lugar: Quitandinha 17 carinhas

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná