A Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) distribuiu, nesta semana, 400 canecas de porcelana e 400 copos ecológicos feitos de fibras de coco e madeira a todos os funcionários e colaboradores.

A iniciativa tem como objetivo substituir de maneira definitiva o uso dos copos plásticos descartáveis, gerando uma economia de mais de R$ 5 mil à secretaria, além de diminuir a quantidade de material que, se descartado de forma incorreta, leva aproximadamente 200 anos para se decompor na natureza.

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, lembra que é missão do órgão municipal incentivar a redução do desperdício tanto de alimentos como de outros insumos.

“A ação da secretaria segue o esforço da administração do prefeito Rafael Greca de promover uma gestão cada vez mais sustentável”, reforça Gusi.

Outros exemplos

Outros órgãos do município têm se mobilizado para fazer o uso racional dos recursos públicos em nome do meio ambiente. No ano passado, os funcionários do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) receberam copos reutilizáveis.

Na Urbs, o foco foram palestras, o diálogo com os funcionários, a colocação de adesivos para lembrar da necessidade da mudança e a meta é reduzir não apenas o consumo de copos descartáveis, mas também o de energia, combustível, água e papel.

Na Fundação de Ação Social (FAS), os funcionários receberam copos personalizados na comemoração pelo encerramento do ano de 2018. No fundo de cada copo está a mensagem “Fui adotado por” seguido do nome do servidor.