Famílias que queiram abrir os lares para acolher crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento, poderão participar da IX Capacitação para Famílias Acolhedoras. O evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e inicia na quarta-feira, 17, às 19h30, na sala nº 58 da Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma). Os encontros seguem nos dias 18, 23 e 24 de maio.
Os interessados devem entrar em contato com a Sasc pelo telefone (44) 3261-2406 ou 3261-2417. O objetivo é ampliar o número de famílias aptas a realizarem os acolhimentos. Para isso, profissionais da área da assistência social realizarão a formação didática, com temas sobre o serviço de acolhimento, a vulnerabilidade e diversidades familiares, adoção e troca de experiências em processo de habilitação.
De acordo com a coordenação das Famílias Acolhedoras da Sasc, para participar é necessário os seguintes requisitos: residir no município de Maringá, ter maioridade legal, não apresentar problemas psiquiátricos, de dependência de substâncias psicoativas, não estar em processo judicial, ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e não ter interesse em adoção.
O acolhimento é uma medida judicial de caráter provisório e excepcional. Atualmente, o programa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania possui 28 famílias habilitadas para acolhimentos. Dessas, 16 estão vivenciando a ação.
 
Famílias Acolhedoras – O acolhimento familiar é uma modalidade de serviço de alta complexidade da Política de Assistência Social, que presta serviços especializados e continuado às crianças e adolescentes afastados da família de origem, por medida protetiva devido situação de violação de direitos, cujos responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir suas funções de cuidado e proteção. (D.V)
Confira a programação:
Data: 17/5
Horário: 19h30
Abertura – Apresentação do Serviço de Acolhimento em família acolhedora.
Local: Sala 58 da Unifamma – Avenida Mauá, 2854
Data: 18/5
Horário: 19h30
Vulnerabilidade e as diversas configurações familiares.
Local: Sala 58 da Unifamma – Avenida Mauá, 2854
Data: 23/5
Horário: 19h30
Adoção e seus desdobramentos
Local: Sala 58 da Unifamma – Avenida Mauá, 2854
Data: 24/5
Horário: 19h30
Encerramento – Troca de experiências entre famílias acolhedoras e famílias em processo de habilitação.
Local: Sala 58 da Unifamma – Avenida Mauá, 2854
Fonte: Prefeitura de Maringá