O antigo coreto que virou o Aquário do Passeio Público ficou fechado e sem movimento de pessoas desde o ano passado. Mas nesta semana, tudo mudou. Após obras de manutenção, que renovaram a pintura e o sistema elétrico, o local voltou a ser um dos pontos mais visitados do parque.

Além da estrutura, que recebeu pintura interna e externa, há também novos animais. São mais de 20 tipos de peixes, moluscos e répteis nos 28 aquários disponíveis. Cada um destes espaços é identificado para que os visitantes saibam qual é o animal e as principais características, como a origem, temperatura da água e o quanto ele pode crescer.

Para respeitar as diferenças entre eles, o aquecimento é isolado. Cada um dos aquários de vidro conta ainda com iluminação especial e filtro para manter a qualidade da água. Com frequência, as equipes medem também a acidez (pH), o nitrato e a amônia, para que sejam feitas a limpeza e correções necessárias. Os peixes e outros animais recebem alimentação conforme seu tipo e espécie, duas vezes ao dia.

Moradores

Quem for visitar o aquário, vai rever animais já conhecidos do público, como é o caso da piranha vermelha, que vive lá há mais de dez anos. E alguns ‘nativos’, como é o caso do cágado de barbicha, nascido no Passeio Público.

A recepcionista Ana Carolina Silva Proença ficou feliz com a reabertura da atração. “Vim dar uma volta, vi o aquário aberto e a minha filha Isabele adora peixes, resolvemos entrar”, contou. Ela não ao Passeio Público há dois anos, percebeu as melhorias, gostou do resultado e já programou uma nova visita.

Serviço

Aquário do Passeio Público 

Horário: Terça a sexta – 9h às 16h30
Sábados, domingos e feriados – 10h às 16h

Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, s/n – Passeio Público

Fonte: PMC