A Secretaria de Saúde de Quatro Barras implantou neste ano um novo modelo de organização, armazenagem e distribuição dos medicamentos que chegam às seis Unidades Básicas de Saúde. As principais mudanças estiveram na forma de gerenciamento. Hoje, todos os medicamentos em estoque ficam armazenados no Almoxarifado Central, em três salas distintas, separados por classes.

Remédios para pressão e hormonais ficam separados de analgésicos e antiinflamatórios. Uma das salas é específica para medicamentos controlados, que requerem retenção de receitas. Além disso, todas as caixas estão dispostas sobre estrados, que impedem o contato com o chão e a umidade, e os ambientes são climatizados, para manter a temperatura ideal de conservação.

Mas o grande diferencial está no sistema operacional. Através do convênio firmado entre o município e o Ministério da Saúde, Quatro Barras utiliza o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica Hórus, um sistema que permite ao profissional de Saúde ter o controle integral na gestão dos medicamentos, com identificação imediata do estoque, monitoramento dos recursos aplicados, possibilidade de rastreamento e consulta aos históricos de todos os atendimentos realizados.

“Através do sistema emitimos balancetes de produtos controlados, relatórios dos medicamentos entregues, temos o controle de vencimento para troca com outros municípios, podemos planejar o pedido de licitações e compra dos medicamentos que estão acabando, e até mesmo identificar pacientes faltosos, que utilizam regularmente a medicação e que porventura não vieram retirar”, contou a coordenadora do Almoxarifado da Saúde e farmacêutica Marcelia Grassi.

Nos últimos três meses a nova equipe formou um mutirão para reorganizar o estoque, ficando como responsáveis os auxiliares de enfermagem Arnaldo Santos Zanicoski e Regina Ribeiro. “Toda esta reestruturação nos dá um sistema mais transparente e eficaz. Recebemos os relatórios enviados pelas Unidades, e com a listagem dos medicamentos necessários já lançamos no sistema de forma rápida”, contou a farmacêutica.

Clique aqui e leia mais!

Fonte: Prefeitura de Quatro Barras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.