diabetes_foto_antonio_bobrowec_1A Prefeitura de São José dos Pinhais está desenvolvendo a capacitação dos agentes da saúde sobre a importância do exame do Pé Diabético, que ajuda na prevenção de doenças crônicas em pacientes com diabetes. Nos dias 27 e 28 de outubro ocorreu a capacitação dos profissionais das Unidades de Saúde e muitos deles estão atuando com a aplicação das informações no diagnóstico de pacientes na comunidade.

Um exemplo é a Unidade de Saúde Central de São José dos Pinhais, que intensificou e aperfeiçoou o trabalho ambulatorial dos seus pacientes com diabetes millitus e os tem conscientizado da importância de tomar cuidado com os pés. “Geralmente, os pacientes com diabetes têm como um dos seus sintomas a falta de sensibilidade nas extremidades do corpo. Temos recebido muitos casos de pacientes que vieram à Unidade de Saúde com casos crônicos por não perceberem um ferimento ou calo nos pés e deixaram o problema chegar a um estado crítico. Por isso, esse trabalho de conscientização pelo cuidado que os pacientes devem ter com os pés, constantemente hidratando-os com cremes, para evitar especialmente calos e rachaduras, e em secar bem os pés para evitar micoses e frieiras”, explica a enfermeira e uma das responsáveis do cuidado ao diabetes na Unidade de Saúde Central, Flávia Maressa Lorena Courtinho.

Assistência aos pacientes diabéticos

Os pacientes que possuem diabetes insulino-dependente podem receber, gratuitamente, o aparelho, as fitas e os lancetes, objetos necessários para que ele possa medir o nível de açúcar no sangue e acompanhar pessoalmente as alterações do seu diabetes. Para isso, é preciso fazer uma consulta médica numa Unidade de Saúde de São José dos Pinhais e receber a guia dizendo que este morador (precisa ser morador do Município) é insulino-dependente. Outra exigência é que este paciente deve participar do programa Hiperdia, que é realizado pelos profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) nas Unidades de Saúde, que acompanham os pacientes hipertensos e diabéticos nos bairros e comunidade rurais do Município.

“O programa de acompanhamento do paciente diabético começa com a consulta médica. É ele que encaminha para nós se esse paciente é insulino-dependente. O paciente passa por uma análise e, confirmada a doença, será acompanhado e receberá gratuitamente o kit para que ele mesmo acompanhe o seu nível de diabetes”, afirma Sandra Mara Alves da Cruz, responsável na Sems pela liberação do aparelho para medição do diabetes ao paciente.

A Unidade de Saúde Central acompanha hoje 120 casos de pacientes insulino-dependentes. No Município são mais de 2 mil pessoas. Na última sexta-feira (14) foi o Dia Mundial do Diabetes. Em São José dos Pinhais, apesar de não haver uma solenidade específica para celebrar este dia, foram intensificadas ações de conscientização nas Unidades de Saúde, especialmente aos pacientes que estão cadastrados como insulino-dependentes.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais