A Secretaria da Saúde confirmou nesta quinta-feira (10) a primeira morte por dengue no Paraná. O caso foi confirmado por exame laboratorial na quarta-feira (9). A informação foi divulgada no informe 46, que traz situação da dengue no Estado durante o período entre agosto de 2011 a maio de 2012. No período anterior (agosto/2010 a julho/2011) já haviam sido registradas 15 mortes por dengue.

O paciente de 72 anos, morador do município de Jaguapitã, apresentou sintomas de dengue no dia 4 de maio e morreu no dia 6. De acordo com a equipe médica, o paciente era hipertenso, convulsivo, tinha outras comorbidades e apesar dos esforços evoluiu para a morte de maneira súbita. No mês de março foram divulgadas as investigações de duas mortes suspeitas (uma em Maringá e outra em Centenário do Sul) e após uma criteriosa investigação foram descartadas para dengue.

A Secretaria da Saúde vem monitorando todos os casos suspeitos de dengue e reforça que sua sintomatologia se assemelha ao de outras doenças, como a gripe. “Sempre orientamos que o profissional de saúde esteja atento às queixas e sintomas do paciente, além de verificar se a região em que ele mora tem histórico de ocorrências de dengue”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Prevenção
Segundo ele, a principal forma de prevenir a doença ainda é evitar que o mosquito transmissor se desenvolva, já que não existe vacina contra o vírus da dengue. Copos descartáveis, garrafas pet, latas, sucatas e outros pequenos objetos correspondem a 53% dos criadouros do mosquito encontrados no Paraná.

Números
De agosto de 2011 até o dia 8 de maio foram confirmados 1.691 casos de dengue no Paraná. Destes, 1.526 foram considerados autóctones (quando a infecção ocorreu dentro do Estado) e 165 importados.

Fonte e foto: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.