Quem pode dizer que está na mesma empresa há mais de cinco anos? Permanecer na empresa ou função pode ser uma tarefa difícil, mas ela começa quando o recrutador faz a temida pergunta: onde você se vê daqui a cinco anos? 

Esta é uma das perguntas que mais aparecem durante processos seletivos e por mais que possa parecer uma pergunta “pegadinha” –  o candidato precisa se preparar para responder de maneira satisfatória.

Qual o interesse desta pergunta?
Não é uma pergunta pegadinha como se pensa. Quem faz esta pergunta está interessado ​​em saber até que ponto a empresa poderá contar com você  e se a própria empresa atenderá suas expectativas, se o trabalho está de acordo com a projeção de médio e longo prazo do candidato.

Como responder?
A melhor forma de responder esta pergunta é dizer quais são seus objetivos profissionais tentando integrar aos valores da empresa: “O candidato precisa fazer um trabalho de pesquisa sobre o negócio e tentar aliar ao máximo com o que ele já possui de experiência profissional e sua formação educacional” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Honestidade
O candidato precisa ser o mais honesto possível e Catalano orienta investigar não só a empresa, mas também o setor. Esse conhecimento dará ao candidato uma resposta sólida e realista, ou seja, a honestidade nas respostas será real.  Responder mal, ou ser vago, faz com que o recrutador pense que o candidato não está investindo em uma carreira:

Comece identificando seus objetivos, no curto, médio e longo prazo, e quais estratégias serão aplicadas para atingi-los. Entenda se está realmente disposto a enfrentar todos os desafios e dificuldades que surgirão pelo caminho e a melhor maneira é criando um planejamento realista com suas habilidades adquiridas, as que precisa desenvolver, os recursos necessários para aprimorar e, se possível, a data limite para atingir suas metas.

Tem resposta certa?
“São perguntas profissionais, acadêmicas e pessoais. No âmbito da educação, o candidato  pode responder que em dois anos pretende acabar sua graduação. No profissional, uma resposta interessante é apontar que em dois anos pretende deixar de ser estagiário para ser assistente, por exemplo, ser promovido, assumir novos desafios na empresa. Já no pessoal, a pessoa pode correlacionar seus objetivos com o trabalho, como aprender um novo idioma, ou simplesmente dizer que pretende comprar um carro novo ou trocar de casa”.