Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, confecção de documento de identidade e carteira de trabalho, oferta de 910 vagas de emprego pela Agência do Trabalhador são alguns dos cerca de 200 serviços ofertados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Curitiba no Mutirão da Cidadania de Santa Felicidade.

Esta é a sexta edição do evento, que iniciou nesta quinta-feira (01) e segue até o sábado (03), na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

Todas as atividades são gratuitas e funcionam das 13h às 18h na quinta e sexta-feira; e das 9h às 17h no sábado. Os atendimentos são voltados para os moradores dos bairros Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre.

As cinco edições anteriores do Mutirão atenderam cerca de 228 mil pessoas. Para o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno, coordenador estadual do evento, isso demonstra a força da parceria do Governo do Estado com a prefeitura. “É um evento grandioso que atende uma demanda reprimida da sociedade. Vamos ao encontro da população para resolver os seus problemas”, afirmou.

Bueno adiantou que, pela primeira vez, um município do Interior também vai receber uma edição do evento. O Mutirão da Cidadania de Londrina está programado para os dias 14, 15 e 16 de março. Em Curitiba, as próximas edições acontecem nas regionais Boa Vista (1 a 3 de março), Fazendinha (22 a 24 de março) e Pinheirinho (5 a 7 de abril).

“Quem ganha com esta parceria sólida entre a prefeitura e o Governo do Estado é a população. Trazemos para perto dos moradores mais de 200 serviços gratuitos”, destacou o vice-prefeito de Curitiba e coordenador municipal do mutirão, Eduardo Pimentel. “Além disso, nossas equipes trabalham na troca de lâmpadas, podas de árvores, limpezas de rios e tapa-buracos na regional”, explicou.

SERVIÇOS – Estudante do curso técnico de enfermagem do Colégio Estadual Guido Straube, Núbia Rosy aproveitou o mutirão para fazer um teste rápido de HIV, sífilis e hepatites ofertado pelas secretarias estadual e municipal da Saúde. “É sempre bom conferir para poder prevenir a nossa saúde e também de outras pessoas. Quem, como eu, trabalha na área da saúde também deve fazer o teste para dar o incentivo a outras pessoas, para que não se sintam reprimidas de virem também”, afirmou. “O mutirão é uma iniciativa muito boa que poderia acontecer mais vezes, para o pessoal ter um acesso mais fácil a esses serviços”, acrescentou.

A dona de casa Clarice Alves Machado, moradora do Campo Comprido, procurou a orientação da Sanepar para o descarte correto do óleo de cozinha. No mutirão, a companhia divulga o programa Trate Bem a Rede, que incentiva a destinação correta para evitar que o óleo contamine a rede de esgoto. “Procurei me informar para conhecer melhor o projeto e levar para o meu condomínio. Gostei da ideia e já vou acionar a síndica para a gente abraçar esta causa”, contou.

IDENTIDADE – A confecção da carteira de identidade é o serviço mais procurado no mutirão. Para atender a demanda, o Instituto de Identificação do Paraná trabalha em horário estendido, começando às 9h, e vai distribuir 1.100 senhas nos três dias de evento.

A dona de casa Emanoelle Menegusso aproveitou o evento para fazer o documento das filhas, Elena, de 11 anos, e Renata, de 8. “As escolas estão pedindo o documento e é importante fazer, não precisa ficar carregando a certidão de nascimento para cima e para baixo. Também traz mais seguranças”, disse. “O mutirão é bacana e muito necessário. Poderia ter mais vezes porque a demanda é muito grande”.

A balconista Hanna Carvalho também levou os filhos Alice Emanuelle, de 15 anos, e Luiz Gustavo, de 14, para a confecção da carteira de identidade. “Sem a identidade dá a impressão que eles não existem, o documento é muito necessário. Eu acho ótimo que ofereçam este serviço perto de casa”, afirmou.