O Museu Paranaense apresenta a partir de quinta-feira, dia 16 de maio,  a exposição Negros no Paraná: Passado e Presente, sobre a presença dos afrodescendentes no Estado. Além da exposição, outros eventos irão debater o tema “negro no Paraná”, até 15 de setembro. A entrada é gratuita.

Compõem a exposição seis painéis fotográficos que retratam imagens de monumentos históricos e personagens do passado com interface de manifestações e personagens do presente. Dentro dos temas tratados estão profissão, cultura, religião e a sua importância na construção do mosaico populacional de Curitiba e do Paraná.

A construção social do Paraná está vinculada ao processo pelo qual passaram diversos povos, agrupamentos, colonos e imigrantes. Conjuntamente, deve-se considerar a presença do contingente populacional das culturas de matriz africana e afrobrasileira.

A dimensão histórica, sociológica e antropológica do Estado remonta um passado de contribuição permanente e um presente de visibilidade crescente. Os personagens e monumentos desta história tecem homens e mulheres, jovens e adultos, escritos e relatos, sincronicamente, em um emaranhado de vidas presentes e passadas no convívio entre diversos grupos sociais do nosso mosaico. Além da exposição, outros eventos irão debater o tema “negro no Paraná”.

Serviço
Exposição Negros no Paraná: Passado e Presente

Data: de 16 de maio a 15 de setembro de 2013

Programação
19/05, às 10h: Roda de Capoeira e Show Musical com “Grupo Contradição”.
21/05, às 17h: Mesa 1 Debate, tema: Afrobrasilidade: espaço, cultura e cidadania.
28/05, às 17h: Mesa 2 Debate, tema: Profissional Negro no Paraná: desafios e conquistas.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba, com entrada franca.
Na foto, Sambistas Colorado (Foto Divulgação/Freitas)
Com informações da AEN

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná