O Ministério Público do Paraná (MP-PR) acusa a prefeitura de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de despejarem detritos no Rio Atuba, na região do Bairro Alto, na capital paranaense. O MP-PR aponta a prefeitura da RMC como autora de obras de desvio em tubulações que ocasionaram o despejo de esgoto e água da chuva para o rio. A Sanepar é responsabilizada pela falta de coleta de esgoto no local e pelo despejo de água contaminada no rio.

Segundo o MP, dejetos domésticos, detritos industriais e água da chuva são despejados dentro do Parque Histórico de Curitiba, no bairro Alto, na capital paranaense. A ação pede que a prefeitura faça adequações e que a companhia instale, na região, uma rede coletora de esgotos domésticos, para o devido tratamento.

O órgão entrou com ação civil pública no fim de outubro e pede que o município de Pinhais “remova as tubulações de drenagem”, além de “regularizar o lançamento de águas pluviais [da chuva] com contaminação de efluentes [resíduos]”. O MP-PR divulgou informações sobre a ação na manhã desta segunda-feira (19).

O parque fica às margens do Rio Atuba, no Bairro Alto, conhecido também como Vilinha, na esquina da Rua Arno Feliciano de Castilho com Rua Marco Polo.

Outro lado
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Pinhais e com a Sanepar, na manhã desta segunda-feira (19), e aguarda posicionamento oficial das duas entidades sobre a ação do MP-PR.

Fonte: Gazeta do Povo / foto: site Parques e Praças de Curitiba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.