Denominado como “Mamóvel” pela Lei 18.595/2015, de autoria da Deputada Estadual Claudia Pereira (PSC), o serviço itinerante do Sesc Saúde Mulher, que oferece gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero, e ações de Educação em Saúde, está instalado no Centro de Atenção de Saúde da Mulher e da Criança, em Quitandinha, onde ficará até o dia 09 de fevereiro.
Este é o segundo município a receber a unidade depois da Lei do Mamóvel, que criou no Estado do Paraná o atendimento pelo SUS desses exames de forma itinerante. O primeiro a receber a unidade foi Fazenda Rio Grande, em agosto do ano passado, já nessa modalidade de parceria entre Sistema Fecomércio e o Poder Público.
No município de Quitandinha, o lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira (23/01), com as presenças do Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, da Prefeita de Quitadinha, Maria Julia (PSDB), do Diretor Regional do Sesc, Emerson Sextos, de um representante da Deputada Estadual Claudia Pereira (PSC), autora da Lei do Mamóvel,  Deputado Estadual Francisco Bührer (PSDB) e do ex-Deputado Federal Luciano Ducci.
A iniciativa é uma forma de fazer a busca ativa das mulheres do município de Quitandinha e também Campo do Tenente, que serão atendidas nessa etapa.
Os atendimentos de mamografia serão voltados principalmente para faixa etária das mulheres, entre 50 a 69 anos, e de 25 a 64 anos para os exames preventivos, como de câncer de colo de útero. As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.
São esperados atendimentos para aproximadamente 300 mulheres para os exames de mamografia, 314 para o de citopatológico e 500 pessoas envolvidas nas ações educativas. Na sequência, o caminhão do Sesc seguirá para outros municípios, atendendo preferencialmente comunidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e alcançando locais onde o exame não está disponível.
Serviço
 
Local: Centro de Atenção da Saúde da Mulher e da Criança (Rua Pedro Zolner, 301 – Centro, Quitandinha/PR)