Vinte catadores associados do programa EcoCidadão irão coletar e separar todo o material reciclável produzido durante o Lupaluna, festival de música que acontecerá nos próximos dias 18 e 19 de maio, no Bioparque. O programa Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba, funciona desde 2007 com o objetivo principal da inclusão socioambiental dos catadores informais.

Outra ação em parceria entre a organização do festival e a Prefeitura será a Biobalada – Ligeirão. O público terá a inusitada experiência de dançar ao som ao vivo de um DJ, dentro de um ônibus. Após passar por uma estação-tubo, o público entrará no maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros.

Adaptado para o evento, o veículo terá os bancos retirados. Quem estiver lá dentro terá a experiência de curtir aproximadamente 15 minutos de música. Ao entrar e sair, as pessoas ouvirão mensagens educativas de incentivo ao transporte coletivo.

Projeto EcoCidadão
Mais de 300 catadores fazem parte do EcoCidadão, que tem como objetivo principal a inclusão socioambiental dos catadores informais. No ano passado, eles recolheram juntos 4,7 mil toneladas de material reciclável. A cidade conta hoje com 13 parques de recepção de recicláveis. O 14º parque do programa EcoCidadão será inaugurado no bairro Parolin.

Cada parque é equipado com prensa, balança, empilhadeira, bancadas de separação de materiais, área para carrinhos e sala multiuso. Além do aumento de renda – em quatro anos houve um incremento geral de renda de 266% -, os catadores associados garantem uma melhoria da qualidade de vida.

Os participantes do EcoCidadão não levam o material recolhido para casa. Todo o processo de seleção, prensagem e venda acontece nos barracões, o que deixa as residências mais limpas. O programa conta com a participação da Fundação de Ação Social (FAS).

No barracão da associação, eles têm ainda a oportunidade de participar de cursos diversos, oferecidos pela prefeitura, além de desenvolverem outras atividades, como o artesanato, por exemplo.

Sobre o Lupaluna
O Lupaluna, maior festival de música do Paraná, chega a sua quarta edição com 40 atrações nacionais e internacionais, que irão se apresentar em seis palcos. Na edição anterior, no ano passado, mais de 45 mil pessoas foram até o BioParque para participar do evento.

Fonte e foto: Prefeitura de Curitiba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.