O programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, leva os estudantes das escolas e as crianças dos CMEIs para conhecer locais históricos e relevantes da cidade. Com a volta às aulas, na segunda-feira (19/2), os alunos vão poder explorar novos roteiros, como a Biblioteca Pública do Paraná, Cinemateca, o Farol do Saber e Inovação, Parque Bacacheri, Memorial Ucraniano, Praça Zumbi dos Palmares, Aeroclube do Paraná.
Idealizado pelo prefeito Rafael Greca há um ano, o Linhas do Conhecimento apresenta às crianças pontos de Curitiba que muitas delas ainda não conhecem. Além disso, os estudantes aprendem mais sobre cultura, arte, história, ecologia e geografia em visitas a estes locais.
“O programa reúne atividades integradas ao currículo escolar, que oportunizam a aprendizagem e buscam ampliar a formação do estudante. São atividades que dão condições para promover o protagonismo dessas crianças na busca de relações com conhecimento além das fronteiras”, destaca a coordenadora do programa na Secretaria Municipal da Educação, Scheilla Maria Orlosqui.
A primeira atividade de 2018 levará estudantes à exposição Portinari – A Construção de uma Obra. As visitas orientadas serão realizadas em março, mas os professores interessados podem inscrever as turmas (e participar do processo de seleção), até o dia 28 de fevereiro. O formulário de inscrição está em http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267.
Outra novidade que o Linhas do Conhecimento traz neste ano é a realização do projeto Embaixadores do Futuro, organizado para atender estudantes e docentes dos anos finais do ensino fundamental. O conhecimento da atividade consular e a abertura dos horizontes são os objetivos do Embaixadores do Futuro, que empossou, em 2017, 34 estudantes de 12 escolas da rede municipal como “embaixadores de Curitiba”. As ações possibilitam o conhecimento de outras culturas, valorizando e respeitando as diferenças e peculiaridades.
Balanço
Em 2017, o Linhas do Conhecimento teve 17,4 mil participações de estudantes e duas mil participações de professores. Foram 606 visitas a 40 espaços da cidade. Também foram produzidos e publicados vídeos e guias de atividades pedagógicas. Cerca de 90% das escolas foram contempladas e 50% dos CMEIS beneficiados.
Na Regional Boa Vista, o programa já contemplou mais de 700 estudantes e 42 profissionais. “O Linhas do Conhecimento tem oportunizado aos alunos momentos de aprendizado inesquecíveis”, destaca a representante do programa na regional, Walkyria Malu Castilhos.
Segundo a professora Vanir Aparecida Camargo Gomes, da Escola Municipal Kó Yamawaki, os estudantes tiveram uma experiência marcante ao participarem de uma apresentação de ópera. “Eles demonstraram entusiasmo em participar desse momento cultural, o qual oportunizou a todos vivenciar uma forma diferente de linguagem teatral, que é o canto lírico”, disse Vanir.

Fonte: PMC