metrocuritibaOlha essa notícia, relativa ao metrô de Curitiba.  As empresas interessadas já podem apresentar estudos sobre a viabilidade do metrô na cidade, podendo participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que tem regras previstas em um edital com Chamamento Público publicado hoje, terça-feira.  Os interessados deverão protocolar a PMI junto à Comissão de Gerência do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (CGPP) em sessão pública marcada para daqui a 90 dias, ou seja, para o dia 12 de agosto, às 10 horas.

O edital, divulgado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, está à disposição dos interessados no site da Prefeitura, no endereço www.curitiba.pr.gov.br/metro.

Prazo
Pelo edital, a Prefeitura tem 30 dias, após o prazo final de entrega, para apreciar as propostas que  devem conter estudos de viabilidade técnica , ambiental, econômico-financeira e jurídica, bem como projetos e estudos técnicos em níveis de detalhamento suficiente para a consolidação e modelagem do Projeto de Parceria Público-Privada do metrô.

O procedimento não trará nenhum custo para a Prefeitura, pois o ônus caberá exclusivamente aos interessados na realização do estudo. Caso o projeto seja aceito, os custos serão ressarcidos pelo vencedor da licitação para a construção do metrô, proporcionalmente ao aproveitamento do projeto.

Em anúncio feito na semana passada, a Prefeitura decidiu fazer uma consulta às empresas do setor, por meio do PMI, com o objetivo de aprofundar os estudos para implantação do metrô e apresentar alternativas para um projeto mais consistente do que o existente atualmente.

PMI
O PMI – instrumento legal de consulta pública do mercado previsto na Lei das Parcerias Públicos Privadas (PPPs) – é uma tentativa de viabilizar o metrô curitibano, cujo projeto foi considerado inconsistente pelo relatório da comissão de revisão instituída no inicio do ano pelo prefeito Gustavo Fruet.

Com informações da Prefeitura de Curitiba e do Bem Paraná

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

nfira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná