00155225A Prefeitura de Curitiba substituiu todas as 836 lâmpadas de vapor de sódio da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) e das ruas Tibagi e Mariano Torres por lâmpadas de vapor metálico, mudança que garante mais segurança e comodidade para quem transita e trabalha nessas vias. Essas ruas ligam a entrada da cidade (por São José dos Pinhais) à rodoviária de Curitiba e esta às principais ruas do Centro. O serviço, feito durante sete semanas, foi finalizado nesta semana pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Publicas. O investimento foi de R$ 150 mil.

As novas lâmpadas instaladas têm 400 watts de potência e ampliam o rendimento da luminosidade, com melhor distribuição de luz branca. Foram trocadas 672 lâmpadas na Avenida Comendador Franco, 129 na Rua Mariano Torres e 35 na Rua Tibagi. A revitalização destes trechos consta no Plano Diretor de Iluminação.

“A Comendador Franco é uma importante ligação entre municípios e recentemente recebeu intervenções para a Copa do Mundo. A Tibagi e a Mariano Torres são continuidade dela, em sentidos opostos, e seguem até o Centro da cidade. São vias onde se concentram diversos pontos comerciais e fluxo de pessoas”, explica o gerente de estudos e projetos do Departamento de Iluminação, Ernesto Wendeler.

Neste ano, a Avenida Comendador Franco (corredor aeroporto-rodoviária) recebeu diversas obras durante toda a extensão de responsabilidade da Prefeitura de Curitiba. São quase 15 quilômetros de pista dupla, entre o bairro Rebouças e a divisa com São José dos Pinhais. Foram executados serviços de drenagem, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, sinalização semafórica, calçamento, infraestrutura de fibra ótica, terraplenagem, remanejamento de redes de abastecimento de água e esgoto, paisagismo e desenvolvimento de ciclovias (passeio compartilhado). Também integram o pacote de intervenções o Viaduto Estaiado e a Trincheira do Guabirotuba, obras concluídas nesta gestão.

Fonte: PMC