Foto: Sxc, Divulgação
Foto: Sxc, Divulgação

A greve dos funcionários do Hospital Evangélico, em Curitiba, interrompe o recebimento de pacientes que chegam em ambulâncias do Siate e do Samu à sede principal da entidade, no Bigorrilho, nesta sexta-feira (15). A paralisação, iniciada nesta quinta (14) para a reivindicação do pagamento de salários atrasados, não afeta o atendimento de pacientes que vão até o local com dor no peito ou queimaduras e ainda no caso de gestantes, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

Cerca de 150 funcionários se reúnem em frente ao hospital, na Rua Augusto Stelfield, desde as 6 horas da manhã. A Setran informa que o trânsito no local, que dá acesso ao hospital, está bloqueado. Apenas o tráfego de veículos de emergência é permitido.

Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Saúde (Sindesc), o salário de janeiro está atrasado, o que motivou os funcionários a se manifestarem. A quitação de férias, conforme a entidade representante dos empregados, também está pendente.

“Na verdade, o problema não é pontual, é um problema recorrente. O pessoal não tem mais como prorrogar o pagamento das contas, e acaba estourando. Os funcionários estão paralisados desde as 13 horas de ontem [quinta] em razão do mesmo problema de sempre, o salário. Depois da paralisação, metade do salário de janeiro foi quitado, agora vamos ver quando o restante será pago”, diz o advogado do Sindesc, Rafael Struszike.

A assessoria de imprensa do Hospital Evangélico e da Prefeitura de Curitiba ainda não se posicionaram oficialmente sobre a paralisação e as negociações. A informação repassada à reportagem foi de que isso ocorrerá ao longo desta sexta-feira.

Problema antigo

No último mês, funcionários do Centro Comunitário e do Centro de Especialidades do Bairro Novo, ambos ligados ao Hospital Universitário Evangélico já haviam paralisado os serviços. A categoria reivindicava o pagamento dos vencimentos do mês de dezembro.

Bairro Novo

Depois da última greve, o Evangélico anunciou que vai romper o contrato com a prefeitura de Curitiba e deixará a responsabilidade de atendimento do Hospital do Bairro Novo. A Prefeitura de Curitiba informou que vai assumir o Centro a partir do dia 1º de março.

Fonte: Gazeta do Povo