A Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, oferece o teste rápido de diagnóstico do HIV e sífilis na 16.ª ExpoSafra – Feira do Caminhoneiro, que vai até a quinta-feira (10), no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Esta é a primeira vez que a ação é realizada no Paraná e a intenção é desenvolver a mesma estratégia em outros grandes eventos, exposições ou festividades regionais. Em dois dias, cerca de 200 testes foram realizados. A previsão é que mais de 5 mil pessoas passem pela ExpoSafra nos quatro dias.

“O teste rápido necessita de uma estrutura simples e o tempo de espera para o resultado chega perto de 20 minutos”, explicou o diretor da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá (1.ª RS), José Renato Pinheiro. “Isso facilita o atendimento dos caminhoneiros que ficam grande parte do ano em viagem e não têm muito tempo para cuidar da saúde”.

As equipes da Secretaria da Saúde e da prefeitura realizam trabalho educativo junto aos caminhoneiros, grupo considerado de risco para doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. No estande oferecido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), as pessoas recebem as vacinas dupla bacteriana, tríplice viral e contra a gripe, hepatite B e febre amarela.

Onde ir?
Quem quiser realizar o exame deve ir ao estande do “Fique Sabendo”, na entrada do complexo de exposições, das 15h às 21h. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue retirada do dedo do examinado. Caso o diagnóstico dê positivo para HIV, a pessoa recebe apoio psicológico de uma equipe especializada e é encaminhada para o tratamento no serviço de saúde de referência.

Outro estande, mantido pelo Sest/Senat, também realiza serviços de saúde e cidadania, como verificação de pressão arterial e corte de cabelo. Segundo o representante da Revista do Caminhoneiro e coordenador do evento, Orivaldo Quatrini, a feira apresenta as tendências do setor de transportes e constrói um ambiente cultural e de troca de informações sobre o cotidiano do caminhoneiro.

Fonte e foto: Agência de Notícias do Estado do Paraná

0 comentário em “Feira do Caminhoneiro oferece exames rápidos para aids e sífilis

  1. Olha amigos este jogo e muito lento pois tenho um p4 com 1 giga de ram e um apacla de video com 1 giga ddr3 mesmo assim ne3o consegui roda o game legal, na primeira verse3oate rodava mas os carros comee7ava a pular de um aldo para outro na pista e vc capotava o caminhe3o sem dificuldade nenhuma sem fala que vc nunca conseguia freiar seu caminhe3o e pra rodar legal tinha que desativar as sombras , baixei a atualizae7e3o depois diso o game nem roda ou seja ele ficou um dia 2 hora ligado para entrar no game e nada resumo desinstalei e voltei a joga meu velho e bom alh ou o haulin depois que eu baixei o mapa explorando a america , e como eu tambem trabalho desenvolvendo games eu to olhando algumas engine , e me deparei com a aunity uma engine bonita e otima baixei e testei e por acaso descobri que o transportando o brasil foi feito nela para minha surpresa , pensei comigo sabe se for pra mim passar raiva prefiro programar meeus games em blitz3d. at mais bill

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.