Todo o seu esforço para conseguir uma vaga de trabalho pode ir por água abaixo em apenas alguns minutos durante a entrevista final.  Na maioria dos casos, essa entrevista acontece na própria empresa, então é normal que a ansiedade tome conta dos candidatos. Afinal de contas, ninguém quer fazer feio quando está na frente de quem realmente bate o martelo da contratação, não é verdade?

Por isso, Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, separou algumas dicas para que você se dê bem nesta que é a última etapa antes de ter a carteira assinada!

Chegue com antecedência
O primeiro ponto é mostrar que você é pontual e, a melhor maneira, é chegando com antecedência ao local da entrevista. É a forma mais segura de mostrar interesse e respeito pela nova oportunidade, mas atenção para não chegar muito cedo para evitar a impressão de ansiedade. Uns 20 minutos antes é mais do que suficiente. 

Estude bem a empresa
Com a internet não tem desculpa: tem que saber a história da empresa. Vasculhe tudo o que conseguir sobre quando eles começaram, ramo de atuação, seus clientes e produtos. Na hora que começar a entrevista, saber todas as informações vai lhe ajudar muito – sem contar o fato de que assim você vai ficar mais tranquilo e não falar coisa errada que possa comprometer a conquista da vaga.

Vestuário adequado
O chamado dress code pesa na entrevista final de emprego. Chegar com a camisa suada, amassada, calça suja não causa boa impressão em nenhuma empresa, por mais que seja um local descontraído. Separe um dia antes o que vai vestir, certifique-se de que tudo esteja limpo e, o mais importante, tente respeitar a cultura da empresa. Em um escritório de advocacia com camiseta pode ser o fim da entrevista de emprego antes mesmo dela começar.    

Qualificação na ponta da língua
A sua experiência profissional está alinhada com os requisitos da vaga? Fale a verdade, não invente nada e nem aumente suas experiências anteriores. Mostre que você é uma pessoa que chegou nesta etapa por méritos, fale seus diferenciais e nunca, mas nunca mesmo, fale mal de seus trabalhos anteriores.    

Cause uma boa impressão
Não bajule o entrevistador, seja autêntico e responda apenas o que lhe for perguntado procurando sempre manter contato visual. Tenha um sorriso no rosto sempre e, quando o entrevistador perguntar sobre outros temas, seja o mais polido possível. Temas como política, futebol e religião costumam ser polêmicos, portanto nem pense em tocar nesses assuntos.