A Secretaria de Educação (Seduc) prepara as 52 Escolas Municipais e os 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para a volta às aulas dia 5 de fevereiro. Aproximadamente 39 mil alunos retornarão às salas de aula.
Neste ano, serão contratadas 229 cuidadoras aprovadas no último concurso (junho 2016) para os CMEIs. A previsão é que em março as vagas sejam ocupadas, caso haja a diminuição de horas extras das demais secretarias.
Com a contratação, 68 novas turmas serão abertas para 1.800 vagas, com objetivo de reduzir os pedidos da fila de espera. A fila atual nas creches é cerca de 3 mil pedidos referentes ao infantil 1, 2 e 3, de acordo com a faixa etária.
Das 52 escolas do Ensino Fundamental, 36 são correspondentes ao ensino integral, no qual terá 15 novas turmas abertas este ano. Para o ensino regular, 10 turmas serão abertas. Cada turma atende, em média, 30 alunos. Juntas, oferecerão cerca de 750 vagas.
Para a volta às aulas, desde 22 de janeiro, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) fazem a manutenção nas unidades de ensino. A programação inclui dedetização, higienização de caixas d′água, serviços de hidráulica, elétrica, marcenaria, roçada e poda.
Kit escolar 
A aquisição dos kits escolares conta com novidades este ano, como o fornecimento do tênis, por exemplo. Os uniformes e materiais escolares serão apresentados na aula inaugural pelo Prefeito Ulisses Maia. O evento será na sexta, 9, na Escola Municipal José Marchesini (Jardim América), às 9 horas. (Em anexo os materiais que serão entregues)
Além disso, os laboratórios sem equipamentos ou com necessidade de readequação terão 170 computadores novos instalados, com objetivo de incentivar e motivar a pesquisa.
Inauguração
Serão inaugurados quatro CMEIs no primeiro semestre deste ano: Jardim Imperial (10 salas), Jardim Ipanema (12 salas), Alvorada (12 salas) e Vila Operária  (10 salas), além da Escola Municipal Antônio Velasques, na Vila Operária (11 salas). Pelo menos 12 escolas estão passando por reformas e readequações.
O horário de funcionamento das creches é de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Nas escolas é das 7h30 às 11h30 (manhã), 13h30 às 17h30 (tarde). O Integral funciona das 7h30 às 16h30.
EJA
As inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) já começaram e podem ser feitas até o início das aulas, 6 de fevereiro, em 17 escolas municipais (escolas em anexo). O ensino gratuito é oferecido para alunos maiores de 15 anos, que desejam retomar os estudos e concluir o ensino fundamental. Os estudantes recebem material escolar, uniforme e merenda. As aulas são no período da manhã (8 às 11 horas), tarde (13h30 às 16h30) ou noite (19 às 22 horas).
O programa inciou em 2008 no município e a procura por matrículas vem reduzindo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Esteatítica (IBGE) de 2010, menos de 1% da população maringaense é analfabeta. “Com a apropriação do conhecimento se abre uma janela para a inclusão. A EJA cria oportunidade para o convívio, para o mercado de trabalho, autonomia e autoestima”, disse a secretaria de Educação, Valkíria Trindade.
Saiba mais
Secretaria de Educação (Seduc)
(44) 3221-6924
Fonte: Prefeitura de Maringá