Os casos de gripe A (H1N1) vêm caindo desde o início do mês de julho. Segundo o informe divulgado nesta segunda-feira (20) pela Secretaria da Saúde, foram confirmados 24 novos casos, sendo que apenas 13 casos foram diagnosticados nesta semana. Se comparado à última semana de junho (quando foram confirmados 328 casos), houve redução de 96%. Desde o início do ano foram confirmados 1.097 casos e 36 mortes pela doença no estado.

“A tendência é que a ocorrência de casos continue diminuindo. Contudo, o vírus da gripe circula durante todo o ano e as medidas de prevenção não podem ser deixadas de lado”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. De acordo com o levantamento da Secretaria da Saúde, os dois primeiros casos deste ano foram registrados em janeiro, em pleno verão.

Neste informe também foi divulgado uma morte no município de Foz do Iguaçu. A paciente fazia tratamento contra câncer de ovário, era obesa, internou já em estado grave e morreu no dia 13 de agosto. Ela também foi diagnosticada com o vírus influenza A (H1N1). “Pessoas com doenças pré-existentes estão mais suscetíveis a apresentar quadros clínicos mais graves quando contraem o vírus da gripe, por isso devem ter cuidados redobrados”, enfatiza o superintendente.

SEMINÁRIO
O enfrentamento da gripe, com ações coordenadas, será apresentado no Seminário Estadual sobre Síndromes Respiratórias Agudas, em especial a Influenza, que a Secretaria da Saúde promove nos dias 14 e 15 de setembro, em Curitiba.

O evento vai reunir profissionais de saúde do Paraná, dos estados do sul e sudeste, além de convidados do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (Opas). Serão abertas 350 vagas, com inscrições gratuitas que poderão ser feitas pelo site da secretaria do dia 22 de agosto ao dia 10 de setembro (www.saude.pr.gov.br). “Será uma ótima oportunidade para planejarmos as ações de enfrentamento e prevenção para o ano que vem”, destacou Sezifredo Paz.

PERIODICIDADE
Em virtude da redução dos números, a Superintendência de Vigilância em Saúde modificou a periodicidade do informe. A partir desta semana os números da gripe A (H1N1) serão divulgados sempre na terceira segunda-feira de cada mês, sendo a próxima publicação no dia 17 de setembro.

Fonte: Secretaria de Saúde do Paraná

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.