Foto: Gazeta do Povo

Mais de 400 bancários de bancos públicos e privados da base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região rejeitaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aprovaram o início da greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (18). A assembleia foi realizada na noite desta quarta-feira (12)

Os bancários querem reajuste salarial de 10,25% (reposição da inflação mais 5% de aumento real) nos salários e nas demais verbas salariais e benefícios; PLR de 3 salários mais R$ 4.961,25 fixos; plano de cargos e salários; cumprimento da jornada legal de seis horas para todos; fim das terceirizações e dos correspondentes bancários; garantia de emprego e mais contratações; igualdade de oportunidades; fim das metas abusivas; combate ao assédio moral e sexual; mais segurança nos bancos para funcionários e clientes.

Proposta da Fenaban
Após três rodadas de negociação, em que foram discutidos todos os itens da minuta de reivindicações dos bancários, no dia 28 de agosto a Fenaban propôs 6% de reajuste nos salários e demais verbas (0,58% de aumento real), incluindo a Participação nos Lucros e Resultados. A proposta foi considerada insuficiente pelos representes dos bancários e uma nova negociação ficou agendada para o dia 04 de setembro, quando nada foi apresentado pelos banqueiros.

Dados do setor
Em Curitiba e região existem 1.103 postos de atendimento e 509 agências bancárias, sendo 380 somente na capital, onde também estão concentrados 12 centros administrativos. A base do Sindicato é formada por 17.907 bancários, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego) de 31 de julho de 2012.

Fonte: Banda B

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.