oze bairros de Curitiba serviram de inspiração para a criação de composições inéditas que integram o projeto Regional Curitibano, idealizado pelo músico João Egashira. O resultado do trabalho começou a ser apresentado gratuitamente na última quarta-feira (5/9), no Colégio Estadual Cecília Meireles, no bairro Boa Vista, e vai se estender a todas as regionais. A próxima apresentação será na sexta-feira (14/9), às 14h, na Rua da Cidadania do Fazendinha.

O objetivo geral do projeto é divulgar a música instrumental produzida por músicos de Curitiba, com a realização de concertos nas Regionais, contribuindo para que essa linguagem musical se torne cada vez mais familiar à plateia curitibana.

O repertório é formado por doze composições inéditas, elaboradas especialmente para o projeto que reúne os músicos: Gabriel Schwartz (flauta), Julião Boêmio (Cavaquinho), Fabiano Silveira, o Tiziu (violão 7 cordas), Luis Rolim (percussão e bateria), João Egashira (violão).

Cada música homenageia um dos bairros sede dos dez Núcleos Regionais. Dentre as composições estão a “Valsa de Domingo” (Gabriel Schwartz), dedicada à Santa Felicidade; “Choro em silêncio” (Fabiano Tiziu), dedicada ao Portão; “Espetinho de gato no Parque Cambuí” (Julião Boêmio), dedicada ao Fazendinha, dentre outras.

Também foram homenageados o Centro e o Prado Velho, onde está localizado o Teatro do Paiol, que ganhou a música “Paiol de sons” (João Egashira), e será o local de um dos shows de lançamento do CD, no dia 16 de outubro. Outro show está programado para o Teatro Positivo e o CD estará disponível à venda após as apresentações nos dois teatros, ao valor de R$ 20.

Palestra

Antes de cada apresentação nas Regionais o público pode participar também de uma palestra, intitulada “Chorando em Curitiba”, em que o idealizador do projeto, João Egashira, fala sobre o movimento do choro na cidade e sobre o Clube do Choro em Curitiba e suas composições, tema da dissertação de mestrado do músico.

O Regional Curitibano é um projeto realizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e conta com o incentivo do Grupo Positivo, Shopping Mueller e apoio da Saüí Cultural.

Confira a agenda de apresentações


Regional Fazendinha
Sexta-feira (14/9), 14h – Rua da Cidadania da Fazendinha
R. Carlos Klemtz, 1700


Regional Santa Felicidade
Domingo (16/9), 13h30 – Ônibus Palco – Parque Tingui
R. Melchiades Silveira do Valle s/nº


Regional Tatuquara
Segunda-feira (17/9), 10h – Auditório da Rua da Cidadania do Tatuquara
R. Olivardo Konoroski Bueno, s/nº


Regional Pinheirinho
Quarta-feira (26/9), 8h – Colégio Estadual João Loyola
Rua Mário Gomes César, 580 – Pinheirinho


Regional Cajuru
Sexta-feira (28/9), 14h – Colégio Paulo Leminski
Av. Cel. Augusto de A. Ganet, 135


Regional Boqueirão
Quarta-feira (3/10), 8h30 – Auditório 2 da Rua da Cidadania do Carmo
Av. Marechal Floriano Peixoto 8430, Praça N. Srª do Carmo


Regional Bairro Novo
Sexta-feira (5/10), 14h – Escola Municipal Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Rua: Pastor Valdomiro Bileski, 71 – Sítio Cercado


Regional CIC
Segunda-feira (8/10), 10h15 – Escola Municipal Albert Schweitzer
Rua Décio Barreto, n° 153 Vila Nossa Sra. da Luz – CIC


Regional Matriz
Quarta-feira (10/10), 12h – Mercado Central, da Rua da Cidadania Matriz
Pça. Rui Barbosa, 101 – Centro


Fonte: Prefeitura de Curitiba