O Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) reconheceu, oficialmente, o Sul do Paraná como nova região turística (RT) do Estado. A validação ocorreu em reunião ordinária da Cepatur, no dia 11 de março. A RT Sul do Paraná abrange os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória e passa a ser a 15ª do Paraná.

O reconhecimento oficial é resultado da cooperação de entidades empresariais, Prefeituras Municipais, Sebrae/PR e Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território do Iguaçu. A Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) foi a entidade escolhida como Instância de Governança Regional (IGR).

Daiane Scolaro, presidente da Atema relata que o trabalho iniciou em 2020 e teve 32 encontros por vídeo, cinco grandes workshops e ações para sensibilização dos gestores municipais. Aproximadamente 150 pessoas foram envolvidas no processo.

“A criação da RT vem consolidar o trabalho para o desenvolvimento do turismo regional. Temos uma grande diversidade cultural no Sul do Paraná e nossa expectativa é que o turismo se torne uma das forças econômicas da região”, avalia Daiane.

A presidente acrescenta que há um levantamento preliminar de dados, mas que a IGR pretende realizar um estudo com os diferentes segmentos do turismo do sul paranaense.

Expectativas

Nova região turística motiva empreendedores no Sul do Paraná

Região Turística Sul do Paraná será a 15ª do estado e fará parte da próxima atualização do Mapa Brasileiro do Turismo – Curitiba, 16/03/2021 – Foto: Divulgação Paraná Turismo

Dago Woehl, proprietário do Parque Histórico Iguassú, de União da Vitória, acredita em benefícios para os negócios ligados ao turismo na região, com a visibilidade gerada pela nova RT e também pelas projeções do cenário pós-pandemia, com tendência de aumento da procura pelo turismo regional.

“A nova região turística tem homogeneidade. Vai contribuir para unir os empresários ligados ao turismo e oferecer uma gama maior e mais visível de produtos. Temos o privilégio de contar com cachoeiras, erva-mate e o pinheiro, nossa árvore símbolo. Temos ainda as montanhas, a mata nativa, o rio Iguaçu e a represa de Foz do Areia que possibilitam passeios de barco e a pesca do dourado”, relata Dago.