No Brasil temos as estações do ano bem definidas e a primavera finalmente chegou. Com flores em tudo que é lugar e um clima mais agradável, a primavera também tem seus vinhos adequados. Se no inverno todos adoram os tintos mais encorpados, na primavera os pratos mais leves pedem vinhos diferenciados:

“A meia-estação é perfeita para apreciar vinhos que muitos pensam que só valem para o verão ou inverno. Desfrutar um dia de sol com vinho branco ou rosé é perfeito e não tem segredo” explica Ricardo Gura, fundador da VinVino, e-commerce especializado em venda de vinhos para todo o Brasil.

Confira as dicas do Ricardo para aproveitar bem a primavera!

VINHOS ROSÉS
“É a primeira opção que vem na cabeça de muitos quando as flores aparecem. E não é para menos! Uma taça de rosé bem geladinho combina com a estação e suas receitas mais leves que levam camarão, frutos do mar, carne branca em geral e uma variedade de legumes, assados ou cozidos”.

Rosados para a primavera: Francês Manon Cotês. Um vinho da típica região da Provence, feito com as uvas CINSAULT, GRENACHE, SYRAH. Um excelente vinho que vem numa linda garrafa.

ESPUMANTES
“Se a primavera traz mais alegria após o cinzento inverno, então nada melhor que celebrar a vida com um espumante sensacional. Uma bebida borbulhante, que limpa bem as papilas gustativas e dá aquela sensação de exclusividade é perfeita para beber a noite com uma carne grelhada ou mesmo uma sobremesa especial, como musse de maracujá.”

Espumantes para a primavera: Francês Veuve du Vernay. Vindo da região da Borgonha este espumante é feito com as uvas COLOMBARD, SAUVIGNON BLANC, CHARDONNAY. Um ótimo espumante para tomar geladinho e aproveitar aqueles dias mais amenos.

VINHO BRANCO
“Muito associados com o verão, o vinho branco é a cara da meia-estação. Estamos falando de uma bebida leve e aromática, ou seja, um vinho tropical. Simplesmente tudo a ver com o nosso clima tropical. Para aperitivo com queijos e salames – que não é uma harmonização exclusiva de inverno como muitos pensam – o branco é refrescante e cumpre bem sua função”

Vinhos brancos para a primavera: Agora vamos com o português Marques de Borba. Feito com as uvas ANTÃO VAZ, ARINTO, VIOGNIER este vinho da região do Alentejo é ideal para harmonizar com um bom prato de frutos do mar.

VINHO TINTO
“O tinto é um vinho para o ano todo, mas na primavera há uma procura maior por uvas como Merlot, Pinot Noir e Carmenére, vinhos mais macios e fáceis de beber. A ideia é que seja uma experiência que não pese no dia seguinte. Para os dias de primavera mais geladinhos, vai bem com uma carne assada”

Vinhos tintos para a primavera: argentino Nieto Senetiner Pinot Noir. Um bom vinho, com ótimo custo benefício. Bom para combinar com carnes brancas ou carnes vermelhas mais magras, sem pesar ou esquentar num dia mais ameno.