A Fundação de Ação Social (FAS) iniciou nesta segunda-feira (20) uma série de ações para alertar a população e combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval. Na programação, estão abordagens educativas, distribuição de materiais que tratam do tema, caminhada, rodas de conversa e baile infantil. As atividades acontecem até o próximo domingo (26), em toda a cidade, nas ruas, escolas, em equipamentos da Prefeitura e entidades sociais.

“A orientação é a melhor maneira de combater a violação de direitos. Por isso, estamos nas ruas fazendo um trabalho educativo junto à população adulta e infantil para mostrar que o trabalho infantil e a exploração sexual são crimes e devem ser combatidos e denunciados”, explicou a presidente da FAS, Larissa Tissot. A presidente ressaltou que a garantia de direitos de crianças e adolescentes é uma das prioridades do prefeito Rafael Greca.

Programação
Na Regional Bairro Novo, a equipe da FAS fez na manhã desta segunda-feira uma caminhada pela Rua Izaac Ferreira da Cruz para distribuir panfletos e sensibilizar as pessoas para o problema. A mesma ação acontecerá nesta quarta (22) e sexta-feira (24), nas ruas Eduardo Pinto da Rocha e Estrada do Ganchinho, respectivamente, das 9 às 11 horas.

Na Regional Boa Vista a ação acontecerá nesta quarta-feira (22), às 11h30, com os estudantes do Colégio Estadual Leôncio Correa. Na Regional Boqueirão, a abordagem será junto aos pais e alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na Rua Carlos de Laet, 4.130.

No Cajuru, o “Bailinho de Carnaval” agitou a garotada na tarde desta segunda-feira e volta a acontecer na próxima quarta. Participam crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Na Regional CIC serão realizadas rodas de conversa para sensibilizar a comunidade sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. As primeiras aconteceram nesta segunda, no Cras Arroio e na Unidade de Atendimento Casa da Comunidade, onde a ação retorna na quarta-feira. Na quinta, a conversa será com as famílias que trabalham no barracão de Reciclagem Acuba e com as pessoas atendidas no Cras Jardim Gabineto.

Na Regional Matriz, as equipes darão orientações aos pedestres na Boca Maldita e nas praças Osório e Rui Barbosa, no Centro da cidade, e também na Rodoferroviária. As ações tiveram início nesta segunda e seguem na quarta e quinta-feira, com início às 13h30.

Nos mesmos dias serão realizadas as ações da Regional Pinheirinho, em três entidades sociais. No Portão, nesta segunda e sexta-feira, a ação será de conscientização de crianças e adolescentes, no Cras, escolas municipais e nas unidades de saúde.

Com o apoio do Conselho Tutelar, a Regional Santa Felicidade promoveu hoje uma ação de abordagem no comércio do bairro, fazendo distribuição de materiais informativos. A ação se repetirá na sexta-feira.

No sábado, a partir das 14h, equipes da FAS estarão na Avenida Marechal Deodoro, orientando os foliões que participarão do Baile Infantil de Carnaval promovido pela Prefeitura de Curitiba.

Campanha
Os materiais usados nas ações de conscientização são máscaras, leques, cartazes e folderes com o tema “No bloco da alegria, trabalho infantil não tem vez”. As máscaras infantis e leques informativos trazem, no verso, um alerta contra situações de trabalho infantil e incentivam as denúncias. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, que criou o material e o distribuiu aos municípios.

Fonte: Prefeitura de Curitiba