Cerca de 1,5 mil estudantes de instituições de ensino superior e técnico começaram estágio em unidades administradas pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). Gerenciados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Fundação, os estágios possibilitam a vivência dos estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e o aprimoramento dos profissionais da fundação.

“Estágio é sempre uma troca. Ganha o serviço, com o novo olhar trazido pelos alunos, e também estes alunos, que têm a possibilidade de conhecer o SUS de perto”, ressalta a diretora acadêmica do IEP, Elaine Rossi.

Segundo o enfermeiro e professor da Unitec (Escola Técnica), Cleber Augusto Borges, conseguir estagiar no serviço de saúde é importante para a formação profissional. “Aqui, os estudantes aprendem técnicas de segurança mais complexas, metas internacionais e a trabalhar com uma equipe multidisciplinar”, diz Borges.

Aluno do curso técnico de Enfermagem, Mario Sérgio Gonçalves faz estágio na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho. Ele conta que já teve a oportunidade de fazer estágio em unidade de pronto-atendimento e hospitais. “Todo estágio é muito enriquecedor, tenho certeza que o aprendizado que estou tendo aqui vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho”, contou Gonçalves.

Além do Hospital do Idoso, os alunos das áreas de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Psicologia e técnicos em Enfermagem fazem estágio na Maternidade Bairro Novo, em Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), no programa Melhor em Casa e em Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Integração
Antes do início das atividades, o Instituto de Ensino e Pesquisa fez o acolhimento acadêmico para professores e alunos que começaram estágio nas unidades de internação, no centro cirúrgico e na UTI do Hospital do Idoso.

No encontro, eles conheceram a estrutura organizacional da Feaes, o plano de Qualidade e Segurança do Paciente, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, além de noções do sistema informatizado utilizado no hospital.

Fonte: Prefeitura de Curitiba