A implantação do piso gerador de energia em ciclovias de Curitiba pode ser iniciada nos primeiros meses de 2017. Os equipamentos vindos do Japão já estão no Brasil aguardando liberação. Nesta terça-feira (27) documentos necessários para dar prosseguimento a essa operação foram assinados pelo prefeito Gustavo Fruet e encaminhados para a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que será responsável pela liberação e transporte dos equipamentos à capital paranaense. Todo esse processo não trará custos ao município, conforme termo de cooperação técnica assinado entre as três partes – Prefeitura, governo japonês (JICA) e empresa Soundpower Corporation – em junho de 2016. Caberá à empresa japonesa realizar a assistência técnica do equipamento durante a vigência do termo.

O piso gerador de energia é um projeto-piloto que será implantado em Curitiba no qual, por meio de sensores instalados nas ciclovias, serão coletados dados sobre a intensidade de tráfego e para executar sinalização em cruzamentos de ciclovias e vias. Inicialmente serão instalados equipamentos na ciclovia que liga o Parque São Lourenço ao Centro Cívico com objetivo de melhorar a sinalização nesses cruzamentos e aumentar a segurança para motoristas e ciclistas.

O prefeito Gustavo Fruet destacou que o projeto, pioneiro no país, é mais uma das ações de mobilidade urbana implantadas durante sua gestão e tem como principal função diminuir, cada vez mais, o número de mortes no trânsito do município. Dentre outras ações adotadas neste sentido, Fruet ressaltou a implantação da Área Calma e a instalação de semáforos inteligentes que aumentam o tempo de travessia para pessoas com mobilidade reduzida.

O vaivém de bicicletas na ciclovia, passando sobre o equipamento, é que será responsável por gerar energia suficiente para acionar luzes de atenção e assim melhorar a sinalização e segurança nos cruzamentos entre vias e ciclovias. Os primeiros resultados do projeto deverão ser anunciados somente no segundo semestre de 2017.

O projeto-piloto é resultado da possibilidade de integrar o produto criado pelos japoneses (piso gerador de energia) ao projeto de iluminação inteligente nas ciclovias de Curitiba que é desenvolvido pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Fonte: PMC