RICHA ENTREGA 38 UTIs MÓVEIS PARA O SIATE.Com a chegada de milhares de torcedores estrangeiros a Curitiba durante o período da Copa do Mundo, o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros (7ºGB) dispôs o efetivo para fortalecer o atendimento e intensificou as ações de vistorias e das análises de Planos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) de edificações e estabelecimentos.

Segundo o 7º GB, houve aumento de 23% nas análises de PSCIP e de 66% nas vistorias, na comparação com o ano passado, reduzindo significativamente os prazos de atendimento e prevenindo situações de incêndio em edificações e áreas de risco. As atividades desenvolvidas foram objeto de homenagem ao efetivo do 7º GB nesta quinta-feira (17).

Dentro do grande esquema de segurança organizado para o Mundial de Futebol, o grupamento realizou a sua própria Operação Copa, mo período de 9 de junho a 11 de julho, incluindo bombeiros do serviço administrativo e alunos- do Curso de Formação de Soldados, além dos demais profissionais que participaram ativamente das ações.

Com atuação em 31 bairros da região norte da capital paranaense, além de atender 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o 7º GB estruturou um planejamento para otimizar o atendimento às ocorrências e prevenir casos de incêndios durante a Copa do Mundo. “Fizemos um número expressivo de vistorias neste período e quase zeramos esta atividade em toda a área pertencente a nossa unidade”, afirma o comandante do 7º GB, tenente-coronel Ricardo Silva.

Enquanto o público assistia aos jogos da Copa na Fan Fest (Pedreira Paulo Leminski), por exemplo, bombeiros militares estavam à disposição para emergências, com um caminhão Auto-Bomba Tanque (ABT), duas ambulâncias e uma viatura Auto-Busca Salvamento (ABS).

Também houve reforço de efetivo em toda a área de atuação do 7º GB para atendimentos em locais de possíveis manifestações. “Com a intensificação das análises, vistorias e fiscalização das normas contra incêndio e pânico nos estabelecimentos, os riscos de acidentes com fogo diminuem, fortalecendo a segurança das pessoas que frequentam esses locais. E conseguimos enaltecer o objetivo principal do Corpo de Bombeiros que é a prevenção de incêndios, ou seja, os estabelecimentos têm mais segurança porque estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas contra incêndio e pânico, sem falar que as condições para uma evacuação rápida, caso haja necessidade, estão favoráveis”, explica o comandante do 7º GB.

FORMAÇÃO – Depois de concluírem o período teórico do Curso de Formação de Soldados, os alunos, pertencentes ao Núcleo de Instrução do Corpo de Bombeiros do Paraná, passaram ao Estágio Operacional Supervisionado, quando começam as atividades práticas, supervisionados.

PREVENÇÃO – O Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) é um conjunto de medidas de segurança preventivas que constam no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e é utilizado para fiscalizar edificações permanentes ou instalações temporárias para reduzir o risco de incêndio e pânico. O Corpo de Bombeiros recebe o PSCIP e faz uma análise, com as observações e adaptações necessárias para que o estabelecimento esteja dentro das normas de segurança indicadas pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Fonte: AEN