Foto: Maurilio Chelli/SMCS
Foto: Maurilio Chelli/SMCS

A Área de Taxi da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) recadastrou apenas 481 dos 1.560 permissionários autônomos do serviço de táxi desde o dia 15 de agosto, quando o recadastramento iniciou, até esta terça-feira (10). O prazo, de acordo com o Decreto número 1.184/2013, termina dia 14 de outubro. O processo vai permitir a implantação de um regime único para os atuais e futuros prestadores de serviço de táxi da cidade.

“Além dos 2.041 permissionários autônomos, há outros 212 táxis pertencentes a empresas, que já estão providenciando regularmente o recadastramento, mas o prazo não será prorrogado e por isso é bom que os interessados não deixem para a última hora a entrega dos documentos”, disse o gestor da área, José Carlos Gomes Pereira Filho.

Em caso de dúvida, os interessados devem consultar o site da Urbs (www.curitiba.pr.gov.br), no qual estão todas as informações sobre o recadastramento. A Urbs também disponibiliza o telefone 3320-3101 para consultas.

Mais qualidade

O decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, publicado no Diário Oficial do Município em 14 de agosto, estabelece nova regulamentação da atividade de táxi em Curitiba e atende a várias reivindicações da categoria. O documento também amplia os mecanismos de controle de qualidade do serviço e de defesa dos direitos dos usuários.

No recadastramento, de acordo com a Lei Municipal 13.957/2012, o permissionário que comprovar o atendimento aos requisitos da lei em vigor terá sua permissão convertida em autorização. Já os que não estiverem de acordo com as determinações legais, segundo o também constante na chamada Lei do Táxi, terão as permissões consideradas caducas pela Administração Municipal.

A lei não permite que sejam detentores de permissão ou autorização para serviço de táxi empregados e servidores da administração direta e indireta, ativos, da União, estados, Distrito Federal e municípios, inclusive de entidades com personalidade jurídica de direito privado sob controle do Poder Público e das fundações por ele instituídas ou mantidas.

Serviço

Os permissionários – autônomos ou pessoas jurídicas -, além de documentos pessoais e comprovante de residência, devem apresentar declarações de que não possuem qualquer espécie de outorga ou vínculo com o serviço público. Também devem deixar explícito de que o autorizatário exercerá a atividade em pelo menos 30% do tempo de operação do táxi.

Outros documentos, específicos para autônomos e pessoas jurídicas e exigidos para o recadastramento, constam do Edital de Convocação, no site da Urbs.

O recadastramento é feito na Área de Táxi da Urbs. Fica no prédio central da empresa, na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330 – Rodoviária -, e o atendimento nos dias úteis é das 8h30 às 17 horas.
Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Prefeitura de Curitiba