Não é de hoje que especialistas alertam para os males que o cigarro provoca na saúde humana. Além de piorar o quadro de insônia, o cigarro causa câncer de boca, laringe e pulmão, entre outras doenças graves. Na fumaça do tabaco existe cerca de 4 mil substâncias tóxicas.

Conversamos com o otorrinolaringologista Eduardo Baptistella, do Centro Médico Especializado Baptistella, e ele explicou um pouco mais sobre as substâncias existentes e por que é tão difícil um dependente se livrar do vício.

hagah: Quais os malefícios do cigarro?
Dr. Eduardo: O cigarro, que já chegou a ser indicado como tratamento para doenças pulmonares na década de 50 a 60 e foi sinônimo de status social pode hoje, após longos e vários estudos, ser definido como um grande mal da humanidade. Causa lesões sérias, inclusive câncer de boca/laringe e pulmão principalmente. Além disso, piora o quadro de rinites alérgicas, vertigem e insônia.

hagah: Quais as substâncias que o cigarro tem que o torna cada vez mais um inimigo da saúde do homem?
Dr. Eduardo: Nicotina, amônia, alcatrão e vários solventes em geral, que lesam diretamente a membrana celular. Além da própria temperatura, que ajuda no aumento e na incidência de lesões na boca.

hagah: Por que é tão difícil se livrar desse vício?
Dr. Eduardo: Devido a sensação de bem-estar, o cigarro causa dependência, sendo de difícil tratamento. Na maior parte das vezes quem fuma apresenta distúrbios de ansiedade. O cigarro funciona como um remédio aliviador da ansiedade.

hagah: Como é o tratamento para a pessoa que quer parar de fumar?
Dr. Eduardo: Dura cerca de seis meses a um ano e deve se acompanhado por medicação e ajuda profissional com psiquiatra. Embora o primeiro passo seja querer parar de fumar.

hagah: Quais profissionais estão aptos a realizar o tratamento?
Dr. Eduardo: Todo profissional apto a passar ansiolíticos (remédio que tratam a ansiedade) é capaz de realizar o tratamento. Porém, o tratamento é multiprofissional e deve incluir tratamento ocupacional, médico clínico, otorrino e psiquiatra.

hagah: E o valor para fazer o internamento de um dependente do cigarro, quando custa, mais ou menos?
Dr. Eduardo: Cerca de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 mensais, dependendo da clínica em questão e dos medicamentos usados, embora o Sistema Único de Saúde realize várias campanhas educativas com palestra e acompanhamento psicológico aos pacientes que necessitam de apoio e não podem pagar o tratamento. Por isso, quem quer parar de fumar deve procurar seu médico para que ele proporcione o melhor tratamento para o paciente. Parar de fumar sozinho é muito raro: é sempre necessário a ajuda de um profissional especializado.

Fonte: hagah/Grupo RBS  / foto: Sxc, Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.