Com as dificuldades financeiras enfrentadas por diversos empreendedores em função da crise, a obtenção de rentabilidade se mostra prejudicada, sendo importante buscar alternativas para redução de custos e equilíbrio das contas. Uma alternativa muito interessante para isso é o uso de escritórios virtuais.

“Esse modelo de trabalho é muito recente e se adequa perfeitamente para profissionais liberais, consultores, empreendedores e empresas. Os escritórios virtuais nada mais são do que espaços compartilhados nos quais as pessoas podem encontrar uma estrutura diferenciada para funcionar, que inclui como serviços o atendimento telefônico personalizado, transferência de ligações, gerenciamento de recados, gerenciamento de correspondências e utilização de um endereço comercial e endereço fiscal”, explica Fernando Bottura, presidente da Gowork, empresa especializada em coworking e escritórios virtuais.

Além disso existem estações de trabalho para atuação e a possibilidade de locação de salas de reunião, locação de salas de treinamento e salas privativas, para serem usados nos momentos em que o usuário o solicite. Isso tudo com custos assustadoramente mais baixo do que se a empresa buscasse um local só dela.

Outro grande benefício é a possibilidade de mobilidade profissional, sendo que atualmente se torna necessário para empresários e colaboradores trabalharem em outros lugares usando meios tecnológicos como celular e internet. Contratando um escritório virtual, ele para de se preocupar com o atendimento telefônico profissional, eliminando assim, praticamente o gasto de uma secretária.

“A ideia é uma evolução natural do modelo de homework, pois esse apresentava problemas como necessidade de grande disciplina e dificuldade de atendimento presencial aos clientes. Contudo, um dos benefícios mais relevantes é a possibilidade de trabalhar sem que se tenha a preocupação constante com a administração e manutenção de um espaço”, explica o presidente da Gowork.

Enfim, os escritórios virtuais, ou coworking, como também são conhecidos, são opções muito interessantes, que devem ser levadas em conta antes de uma empresa pensar em fechar as portas, a redução do custo com certeza proporcionará um novo fôlego aos negócios, garantindo que se possa projetar melhoras em médio e curto prazo.

Fonte: Assessoria