Jornal do Povo Paraná

O que fazer quando o caixa da empresa está no vermelho?

moedasContas negativas, investimentos que não rendem o esperado… Muitas situações podem disparar o sinal de alerta de uma empresa e a tentação de buscar uma ajuda externa é bem grande. Mas, quando será o momento de buscar este tipo de ajuda?

Marcelo Valério, professor convidado da Fundação Dom Cabral, explica que buscar ajuda financeira é a última alternativa. O especialista aponta que antes de buscar ajuda financeira, o mais importante é fazer um bom planejamento e entender o porque desta situação e tentar perceber onde é possível melhorar. “Alguns empresários confundem seus gastos pessoais com os gastos da empresa”, exemplifica.

Uma boa ideia x Uma armadilha
Marcelo entende que, antes de tudo, é preciso estudar a estrutura de capital da empresa. “Sobre vantagens e desvantagens na hora de buscar recursos, seja qual for, a vantagem que vejo é que com estes recursos ele pode ampliar seu negócio, com novos projetos ou ampliando a operação existente. A tendência é ter maior lucro, mas precisa avaliar se o retorno adicional gerado será suficiente para pagar os empréstimos”, disse Marcelo.

Sobre qual seria a desvantagem no caso de um empréstimo, Marcelo pondera que o empresário se vê obrigado a gerar lucro suficiente para pagar a dívida e comprometer, como garantia, coisas das quais não se pode abrir mão, como equipamentos essenciais para a operação.

Lição de casa para sair do vermelho
Se uma empresa está com as finanças no vermelho, Marcelo Valério afirma que é preciso entender a situação. “Presume-se que a empresa não está dando lucro, ou seja, que o volume de receitas/vendas mensais é insuficiente para pagar todas as despesas/custos. Antes de procurar linhas de crédito, é preciso fazer alguns ‘deveres de casa’, como analisar quais são os gastos que estão extrapolando, adotar medidas para economizar nas despesas fixas e custos, fazer uma avaliação criteriosa de todos os gastos inclusive as retiradas dos sócios e implantação de um controle de gestão”, enumera Marcelo.
Com estes levantamentos e entendimentos, Marcelo entende que a empresa terá melhor visão do negócio. “Muitas vezes não precisa recorrer a linhas de crédito, basta melhorar seus processos, prazo médio de pagamento e recebimento, preços cobrados, apenas para citar alguns exemplos”.
Renegociar sem afetar o fluxo

Antes de renegociar as dívidas, a empresa precisa descobrir a origem do problema. Marcelo orienta que, se está ocorrendo prejuízo operacional, é preciso descobrir a causa. “Pode ser custos elevados, aumento das despesas, queda no volume de vendas, etc. A única forma de ter condições para pagar as dívidas é com geração de caixa”.

Prioridades de uma empresa severamente endividada
Marcelo Valério destaca muitas prioridades que visam a mudança na gestão, correção das falhas de planejamento, entre outros.

Listados na ordem de dez, o que Marcelo aponta segue da seguinte forma:
1. Fazer uma análise profunda de quais fatores levaram a Empresa ficar em uma situação de risco.
2. Identificar os principais gargalos do negócio(falha na gestão financeira, custo elevado,posicionamento de mercado,como exemplo);
3. Procurar o mais rápido possível seus credores;
4. Na renegociação da dívida procurar estabelecer condições de pagamento compatíveis com a situação financeira atual;
5.Tributos atrasados, deve procurar os órgãos para parcelamento do débito;
6. Transparência perante os credores e funcionários;
7. Busca constante por baixos custos que é fundamental para a Empresa continuar a ser competitiva;
8. Mudança cultural, não adianta elaborar estratégia de recuperação se o Empresário continuar a repetir os mesmos erros;
9. Definir prioridades e metas de curto, médio e longo prazo que devem ser compartilhadas com os demais colaboradores;
10. Buscar ajuda, seja uma consultoria empresarial, com o cuidado que seja viável financeiramente pagar por este apoio, acho que pode ser interessante neste momento de dificuldade.

Marcelo Valério
Marcelo Valério é professor de finanças convidado da Fundação Dom Cabral. Tem mais de 20 anos de experiência como Executivo na área de Finanças em Empresas de médio e grande porte. Atuou como Diretor Financeiro na Sadia e Ford do Brasil. É proprietário da M&F Consultoria, atuando como consultor na área de finanças e processos.
Email: marcelovalerio.mf@gmail.com

Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira que há quase 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2014 do jornal inglês Financial Times e o Ranking das Melhores Escolas de Educação Executiva da América Latina 2013, da revista AmericaEconomia.
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