O lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique, foi o convidado de Dionísio Filho no programa Bola na Mesa, exibido neste domingo (16). O jogador revelado no Coritiba contou a história de sua carreira, desde a época do PSTC até a glória da tríplice coroa no Bayern de Munique.

A primeira decisão na vida de Rafinha foi escolher entre jogar futsal e futebol de campo, que acabou sendo o caminho escolhido. “Lá no PSTC, eu tive que escolher entre o futebol de salão e o futebol de campo e como era o meu sonho se tornar jogador profissional e eu fui para o campo, daí me trouxeram para o Coritiba e eu passei no teste”, contou.

Como profissional, Rafinha estreou com apenas 17 anos e jogando improvisado. Segundo ele, as noites de sono antes da estreia foram em claro. “A minha estreia no profissional foi na lateral-esquerda, o professor Antônio Lopes me colocou porque o Adriano, o Lira e o Ricardinho estavam fora. No sábado eu tinha jogado pelo juniores improvisado na esquerda e acabei treinando com o profissional três dias e joguei no sábado contra a Ponte Preta”, disse.

O primeiro clube na Europa foi o Schalke, e Rafinha era bem novo ainda, mas já havia feito sucesso no Coritiba. “A diferença para a Europa é muito grande. É outra cultura, outro idioma e para mim foi muito difícil. Eu com 19 anos fui para o Schalke, não sabia nem para onde estava indo, só sabia sobre a Alemanha o que via na televisão, nunca tinha ido para lá”, avaliou.

Após o Schalke, Rafinha foi vendido para o Bayern de Munique, rival alemão, mas em primeiro momento, foi emprestado para um clube italiano. “No Genova eu tive uma experiência maravilhosa. Fiquei cinco anos no Schalke e acabei indo para a Itália, mas já com o contrato com o Bayern de Munique, que me comprou e me emprestou no primeiro ano. Conseguimos levar o Genova para a Liga Europa, que fazia anos que não ia”, lembrou.

Após ir para o Bayern e ter alguns momentos de insucesso, já que em 2012 o clube passou perto de tudo, em 2013 veio a grande consagração no futebol europeu. “No ano passado, perdemos os três campeonatos que disputamos mas esse ano foi completamente maravilhoso, conseguimos vencer a tríplice coroa e fomos campeões do torneio mais importante da Europa que é a Liga dos Campeões. É a primeira equipe na história do futebol alemão que conquista a tríplice coroa”, garantiu.

O lateral ainda garantiu que irá voltar para o Brasil no futuro e será para jogar no Coritiba. “Estou com 27 anos e eu quero ficar na Alemanha mais uns três ou quatro anos e depois voltar para o Brasil e o time que eu quero jogar não é novidade para ninguém. Eu quero jogar no Coritiba quando voltar, quero jogar em um bom nível, fazer um bom contrato e encerrar a carreira aqui”, finalizou Rafinha.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Banda B / foto: Foto: Felipe Dalke