Foto: Carlos Poly/ACS
Foto: Carlos Poly/ACS

Começou, na última segunda-feira (18), em Araucária, o recadastramento dos beneficiários do programa Armazém da Família, que é voltado para famílias de baixa renda e comercializa produtos alimentícios, de higiene e de limpeza com preços até 30% mais baixos do que os praticados nos mercados convencionais. Atualmente, são aproximadamente 14 mil cadastros nas três unidades de Araucária (Centro, Jardim Planalto e Jardim Shangai).

O objetivo, de acordo com o diretor do Mercado Municipal, Claudiomiro Antério Joaquim, é aumentar o controle sobre os beneficiários. “Queremos que o programa beneficie quem realmente precisa. O recadastramento é importante, pois é uma forma de fiscalização”, afirma. A validade do cadastro, que era de três anos, passará a ser de um ano, segundo a assistente social responsável pela avaliação socioeconômica dos beneficiários, Caroline Kuramoto.

Cadastro

Para ter acesso aos produtos das lojas do Armazém da Família é necessário fazer ou atualizar o cadastro. Para isso, é preciso ser morador de Araucária, ter renda máxima mensal de R$ 1.600,00 por família e passar por uma avaliação socioeconômica realizada pelas assistentes sociais da Prefeitura. As avaliações estão acontecendo de 2ª a 6ª feira, das 8h às 15h, no Mercado Municipal, e devem ser previamente agendadas pelo telefone 3901-5439.

Os beneficiários podem gastar até R$ 600,00 por mês ou fazer até três compras por mês (desde que o valor total não ultrapasse R$ 600,00). O valor limite é definido conforme a renda máxima exigida pelo programa. O cadastro é feito mediante a apresentação dos documentos de todas as pessoas da casa (original e cópia) conforme a relação abaixo:

– Carteira de identidade;
– CPF;
– Carteira de trabalho (apenas o original; para maiores de 18 anos; e mesmo para quem não está trabalhando ou não é registrado);
– Certidão de nascimento (para os menores de 18 anos);
– Certidão de casamento
– Cartão do programa Bolsa Família (se tiver);
– Comprovante de residência atualizado (conta de luz ou água e que esteja no próprio nome ou o contrato de aluguel);
– Título de eleitor;
– Comprovante de votação da última eleição ou justificativa;
– Comprovante de renda – contracheque ou holerite (se for registrado); comprovante de saque do banco (se for aposentado ou se estiver recebendo auxílio-doença); informar a renda média mensal (se for autônomo) ou nota fiscal do produtor (se for produtor rural).

Abertura

As três unidades do Armazém da Família de Araucária estão fechadas desde o começo do ano, quando a Prefeitura de Curitiba encerrou o convênio após realizar auditoria e constatar divergências entre o estoque físico e o virtual no valor de aproximadamente R$ 427 mil. A Prefeitura de Araucária instaurou uma sindicância para investigar os fatos e fez um depósito judicial do montante devido. A previsão é que as lojas sejam abertas novamente na primeira quinzena de março.

Mais informações pelo telefone 3901-5439.

Fonte: Prefeitura de Araucária