Single Tree at the last Minute of SunsetA vitamina D é uma vitamina obtida principalmente através da luz do sol e de fontes dietéticas. Aliada à pratica de atividades físicas e dos raios ultravioletas, a vitamina D melhora a absorção de cálcio e de fósforo no organismo, fortalecendo os ossos e ajudando nas funções musculares. Em uma dieta, poucos alimentos são fontes de vitamina D. Alguns exemplos são óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como salmão, cavala e, em menor quantidade, sardinha e atum.

Segundo Mauro Scharf, diretor médico e endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart, mesmo o consumo desses alimentos não é garantia de vitamina D suficiente para o organismo. “A síntese desses alimentos só poderá ser concluída através dos raios solares”, afirma. O médico explica que os indivíduos mais propensos a desenvolver a doenças são os bebês pré-maturos, as crianças e os idosos que não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.

A vitamina D possui funções definidas e importantes como combater a enxaqueca, a tensão pré-menstrual, atuar nas funções musculares e neurológicas e até ajudar a emagrecer. Ela atua, também, no tratamento de doenças reumáticas, diabetes e alguns tipos de câncer. De acordo com Scharf, no coração, a vitamina D age diminuindo as placas de gordura, reduzindo o risco de infarto e de doenças coronarianas, além da hipertensão arterial.

A falta dessa vitamina no organismo pode trazer vários sintomas e consequências para a saúde. “A ausência de vitamina D pode causar fraqueza, irritabilidade, osteoporose, anorexia, osteomalácea, dentre outras consequências”, explica.

Para aumentar os níveis de vitamina D no organismo são recomendadas a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e a exposição correta ao sol. A exposição ao sol deve ser em horários determinados. Deve ser feita antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar. “Para pessoas com a pele mais escura, a frequência de exposição aos raios solares deve ser maior, pois a capacidade de sintetizar a vitamina D é reduzida”, conclui Scharf.

Fonte: Talk Assessoria de Comunicação