Jornal do Povo Paraná

Praças de alimentação no PR podem ter de reservar lugares preferenciais

Plenário da Alep aprovou projeto em duas discussões (Foto:Sandro Nascimento / Alep)
Plenário da Alep aprovou projeto em duas discussões (Foto:
Sandro Nascimento / Alep)

Um projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na quarta-feira (21) pretende garantir que, pelo menos, 5% dos lugares nas praças de alimentação de shoppings e restaurantes do estado sejam considerados “preferenciais”. Pelo texto, que segue para apreciação do Executivo após receber redação final, pessoas com necessidades especiais, idosos e gestantes devem ser os beneficiados pela lei.

A proposta inicial, da deputada Marla Tureck (PSD), previa o uso exclusivo dos assentos para o grupo de beneficiados. Uma subemenda apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, porém, substituiu o termo por “preferencial”, para evitar que as mesas fiquem desocupadas nos horários de pico em que não haja demanda para os lugares. Além disso, a subemenda também prevê que os acompanhantes dos beneficiados também podem utilizar os assentos especiais.


O projeto ainda obriga os estabelecimentos a realizar adaptações para acesso e uso por usuários de cadeiras de rodas, através da instalação de rampas ou elevadores adequados e de banheiros apropriados.

Se a lei for sancionada, os lugares especiais devem ser sinalizados e adaptados em até 180 dias após a publicação da lei. As infrações devem ser coibidas com advertência – na primeira ocasião -, e multas que vão de R$ 5 mil a R$ 20 mil em casos de reincidência. A regulamentação da lei deve ficar a cargo do Poder Executivo. Ao projeto de Tureck foi anexada uma proposição do deputado Gilberto Ribeiro (PSB), com teor semelhante.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: G1PR

Sair da versão mobile