Jornal do Povo Paraná

Prefeitos da RMC querem participar das decisões sobre o transporte coletivo

onibus_rmcMais uma vez, os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Assomec se encontraram para debater assuntos relacionados ao dia a dia da população. O evento aconteceu na noite de ontem em Campo Largo. Ao todo, 15 municípios estavam representados por seus prefeitos e vice-prefeitos.

O transporte coletivo, novamente, foi um dos assuntos tratados. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, explanou sobre as recentes atitudes tomadas pela capital para manter a integração e baixar a tarifa do ônibus. “Tivemos vários impasses e no final firmamos o compromisso de trabalhar pela transparência, conseguindo a partir de algumas medidas econômicas e apoio da Câmara de Vereadores, reduzir o preço da passagem”, disse. No entanto, Fruet destacou que o tema continua sendo uma das pautas principais da capital. “Estamos realizando as auditorias e colocando a disposição de quem quiser mais de 15 mil páginas dos contratos da Urbs, vamos dar sequencia neste trabalho de transparência e avançar no debate em favor de novas alternativas para o transporte na Grande Curitiba”, acrescentou.

Já o prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart destacou a necessidade de a Comec encaminhar as licitações para o transporte integrado e dar transparência às ações. “Os municípios precisam saber o que está acontecendo, pois somos os mais interessados, mas antes das licitações defendemos que sejam feitas pesquisas de origem-destino”, comentou. Para o prefeito de Balsa Nova, Luis Claudio é necessário que os prefeitos participem da fase de elaboração dos editais de licitação. “Não queremos edital pronto, queremos discutir”, ponderou.

Manifestações pacíficas são bem vindas
O presidente da Assomec também abriu espaço na pauta para que os prefeitos falassem sobre as manifestações realizadas em todo o país. Para Luizão é importante não permitir que vândalos e arruaceiros descaracterizem o movimento e que não sejam instrumentalizados pela mídia ou por quem quer que seja.

Licenciamento ambiental
Luizão também informou que o secretário Estadual do Meio Ambiente, Luis Eduardo Cheida garantiu que em julho após a reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente as competências sobre fiscalização e licenciamentos ambientais serão descentralizadas. Um conquista da Assomec.

Outras pautas
Durante a reunião da Assomec também foram debatidos outros temas como o PAC das Máquinas do Governo Federal que irá contemplar 20 municípios da Região Metropolitana e também o pedido dos municípios para que a Copel disponibilize os estudos ortofotográficos, realizados no ano passado, para os municípios.

Armazém da Família
No final, foram assinados os termos de cooperação técnica entre a Prefeitura de Curitiba e as Prefeituras de Pinhais, Campo Magro e Piên para a implantação do Armazém da Família.

Com informações da Comunicação de Pinhais e Assessorias 

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Sair da versão mobile