Nós, da Ambiental Santos, já falamos diversas vezes sobre os perigos de usar óleo vegetal usado para fazer sabão, mas agora vamos tratar de outro perigo: as velas artesanais! E de novo: Por melhor que seja a intenção, o perigo de usar o óleo para criar velas aromáticas é enorme. Vamos entender tudo certinho agora…

Há vários  tutoriais na internet explicando esse processo. Claro que as velas podem funcionar como um objeto de decoração e ser úteis para deixar a sua casa ou escritório mais perfumados, mas o processo para chegar até esta vela pode causar dores de cabeça.

As receitas básicas pedem, além do óleo usado, um pedaço de arame, um pavio e óleos essenciais.

O perigo começa quando as receitas mandam o internauta filtrar o óleo de cozinha usando um pano, para deixar ele “limpo”. Sabemos que esse óleo vai contaminar esse pano e ele não poderá ser descartado – e se lavar, vai levar pro ralo muito óleo sujo para entupir as tubulações. Na sequência, a maioria dos tutoriais pedem para misturar o óleo com estearina e colocar em uma vasilha própria para micro-ondas.

O que  praticamente não se fala  é que a mistura é inflamável, portanto as chances desta combinação pegar causando sérios acidentes são grandes .

Procure empresas que fazem velas e deixe o óleo usado nas mãos da Ambiental Santos para a melhor destinação. Você ajuda o meio-ambiente e evita acidentes e contaminação.