O último trimestre do ano é sempre o melhor momento para o setor logístico no Brasil.  É neste período do ano que a indústria precisa enviar a sua produção para os pontos de vendas e as empresas de logística trabalham muito mais. E quem quiser trabalhar neste setor e está fora do mercado de trabalho pode tentar uma oportunidade temporária – que pode se tornar efetivo.

Mas apenas estar trabalhando não basta para ser efetivado na visão de Pedro Gonçalves, coordenador de recursos humanos da Nossa Gestão de Pessoas. O especialista explica que na parte comportamental as empresas estão buscando pessoas com características específicas:

– Comprometimento

– Dinamismo

– Prestativas

– Com pró-atividade e

– Agilidade

“Esta preocupação com a parte comportamental é grande justamente porque o técnico muita gente pode ter ou até desenvolver, mas o comportamental é que vai fazer a diferença entre quem vai ser aprovado efetivamente ou não.” reforça Pedro Gonçalves.

Sobre a questão da efetivação, a analista de recrutamento e seleção de pessoas da Nossa Flávia Laíssa reforça que o candidato precisa levar em conta a questão do comprometimento no trabalho. “De fato muitas pessoas pensam que o trabalho temporário não exige este mesmo comprometimento como em um trabalho efetivo, mas é justamente o contrário. Por ser um trabalho temporário o comprometimento precisa ser dobrado. O profissional pode galgar ali a sua grande chance de, ao terminar o seu contrato, ser efetivado dentro desta empresa. A questão comportamental pesa muito neste momento.”

Flávia explica que as contratações para logística e para o comércio final estavam em alta três anos atrás, inclusive supermercados e empresas de cosméticos.  Hoje, porém, a especialista aponta que não há tantas vagas quanto em anos anteriores, portanto é necessário um conjunto de qualificações e comportamento para garantir a posição::

“A qualificação vai ser fundamental. Quem está fora do mercado há algum tempo precisa se atualizar e não ficar parado”.

Mesmo com menos oportunidades, a hora é agora
As oportunidades para o mercado de trabalho aquecem no segundo semestre, mas a responsável pela qualidade da Nossa, Thaisa Batista observa que este fator histórico ainda acontece mesmo com todos os possíveis problemas que a situação de incerteza na política e na economia nos últimos tempo tem:

“Percebemos períodos de recessão mas a tendência de contratações se manteve, por mais tímida que tenha sido na questão destas oportunidades. Existem sim, as demandas de final de ano, de produção e agora de distribuição e de vendas. Não há ainda um sintoma de melhora no mercado após destes dois anos, o que existe é a questão de um paliativo em confiança com a resolução da questão do Governo e o final da incerteza que estava no ar.” completa Thaisa.


Foto: Nexus Distribution

Sobre a Nossa

Criada em Curitiba no ano de 1993, a NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Fonte: KAKOI Comunicação