O ano começou aquecido e há muita demanda de mão de obra em tecnologia. Apesar da necessidade do mercado, a verdade é que não há mão de obra suficiente para todas as demandas,  pois os profissionais de TI não estão totalmente preparados – principalmente com Sales Force, SAP e JAVA, as linguagens em que o mercado está tendo mais dificuldade na contratação.

“Se eu tivesse mais mão de obra disponível para estas linguagens, conseguiria facilmente recolocá-los” relata Ivan Panicio, Diretor Comercial Nacional de Alocação da Ewave do Brasil. Para o executivo, é bem claro que há poucas pessoas preparadas que se inclinaram para este mundo da tecnologia diante de algumas demandas que são bem fortes:

“É engraçado. Muitos profissionais de TI que estão alocados dentro de uma empresa, assim como em qualquer outra profissão,  focam tanto no trabalho que esquecem de se atualizar. O SAP, por exemplo, está em um momento de transição de tecnologia, de linguagem mesmo. Até 2025  muitas empresas que trabalham com SAP vão parar de dar suporte para quem trabalha com a linguagem antiga e irão focar apenas na nova linguagem. Se o profissional de SAP não se atualizar, em breve estará fora do mercado” alerta.

E a academia?

Para Ivan, as faculdades têm um peso de culpa pois elas poderiam estar sempre se reciclando. Panício vem do meio acadêmico onde foi diretor de instituições de ensino e sabe muito bem que não é fácil mexer nas grades e conteúdos trazendo matérias mais atualizadas para a sala de aula:

 

Citando o autor Flávio Augusto na célebre frase que diz que as faculdades preparam o aluno para o passado e não para o futuro, Panício diz que é preciso, sim, um mundo acadêmico mais atualizado, porém fazer um curso técnico de JAVA e SAP independe  de faculdade:

“A pessoa pode ser um engenheiro de computação e ele mesmo fazer estas atualizações por conta própria. Mesmo uma faculdade atualizada formaria profissionais mais preparados, mas a velocidade das atualizações é tão grande que dentro de dois ou três anos seria preciso mudar toda a grade novamente. A gestão da carreira deve ser prioridade nos profissionais que precisam migrar, se atualizar e ver quais são as novas tecnologias” completa.

QUER SABER QUAIS SÃO AS VAGAS DA EWAVE? ENTRE E VEJA QUAIS AS OPORTUNIDADES DISPONÍVEIS!

Sobre a Ewave

A Ewave do Brasil, parte do grupo israelense Ewave, atua no mercado brasileiro desde 2006 sendo um dos principais fornecedores de serviços de soluções de tecnologia do país em desenvolvimento e integração de sistemas, serviços de hunting e alocação de profissionais de TI. A Ewave trabalha em parceria com os principais fornecedores mundiais de plataformas tecnológicas como IBM, Microsoft, Oracle, EMC e VMware além de ser  premium partner da IBM, atestando a excelência na entrega de serviços e tecnologias IBM. “


KAKOI Comunicação
R. Gumercindo Mares, 119 – Vista Alegre, Curitiba – PR,
Fone:  (41) 3014-7662
www.kakoi.com.br