A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou nesta quinta-feira (03) – por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância (Nutead) – quatro cursos online gratuitos para a comunidade.

Os cursos ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’ e ‘Produção de Verduras Orgânicas’ são ofertados no formato MOOCs, sigla para Massive Open Online Courses (Cursos Online Abertos e Massivos, em tradução livre). Segundo a coordenadora do Nutead, Eliane de Fátima Rauski, ambos estão no catálogo de cursos da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais, como a primeira ação da Rede EaD da entidade.

Outros dois cursos são autorizados pela E-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), que consiste em um conjunto de recomendações para que a acessibilidade dos sites e portais do governo brasileiro seja conduzida de forma padronizada.

A coordenadora do Nutead comenta que os cursos lançados têm um diferencial em relação aos demais cursos a distância ofertados pela UEPG. “Nos MOOCs, não há necessidade de fechar uma turma para iniciar o curso. A pessoa se cadastra e inicia o curso a hora que desejar, fazendo ela mesma o seu cronograma de estudos”, diz.

Por meio de uma interligação de sistemas, a certificação é emitida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e é opcional. “Se o interessado optar pelo certificado, pagará uma taxa de serviço mínima”, completa Eliane, destacando a qualidade dos cursos ofertados, com vídeo-aulas, apostilas e atividades na plataforma virtual.

A coordenador destaca ainda as inúmeras possibilidades de oferta de cursos para a comunidade, proporcionada pelo MOOCs. “É uma forma de a universidade se aproximar ainda mais da comunidade, disponibilizando gratuitamente o conhecimento produzido por professores, técnicos e alunos”.

Ela cita o curso de produção de verduras orgânicas, inicialmente disponibilizado para os servidores, com suporte do Colégio Agrícola Augusto Ribas. “Hoje, esse projeto já contribui para o abastecimento do Restaurante Universitário do Campus Uvaranas”, diz. “Agora, estará disponível também para famílias, trabalhadores e produtores rurais que desejam cultivar produtos orgânicos, usando as técnicas corretas de manejo, produção e colheita, de acordo com a legislação”.

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas destaca o lançamento dos cursos gratuitos abertos à comunidade, mesmo num momento de dificuldades de ordem orçamentária e financeira enfrentadas por toda a sociedade, nas esferas pública e privada.

“Os administradores devem estar sempre preparados para superar esses momentos. Com menos recursos, temos conseguido realizar mais e melhor”, salienta o reitor. “Esses novos cursos vão abrir inúmeras possibilidades de qualificação para a comunidade, ampliando ainda mais o alcance da instituição que, por meio do Nutead, tem reconhecido know-how na modalidade de educação a distância”, completa Vargas.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, observa que o ensino a distância também pode desenvolver extensão a distância. “A UEPG está muito avançada nessa questão, disponibilizando conhecimento e abrindo espaço para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho”, disse.

O pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, vê a possibilidade de integração com os alunos da graduação presencial para a produção de conteúdo e oferta de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Também participaram do lançamento o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, coordenadores dos cursos e equipe técnica do órgão responsável pelo suporte aos cursos de programas semipresenciais e a distância da UEPG.

Serviço

Nutead – cursos online gratuitos para comunidade

Inscrições – 1/11/2016 a 31/12/2016

produção de verduras orgânicas

desenvolvedores do modelo de acessibilidade em governo

professores conteudo mod. de acessibilidade gov. eletrônico

lei de responsabilidade fiscal