Estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida e Caminhada da Galinha Caipira de Piên que acontece dia 06 de novembro de 2016 (domingo) a partir das nove horas da manhã.  O percurso se concentrará no centro da cidade da Região Metropolitana de Curitiba e terá o município pela primeira vez no circuito de corridas do Paraná.

Distante apenas 80km de Curitiba, Piên é uma cidade de origem portuguesa cujos primeiros habitantes vieram do município de Morretes, no litoral paranaense,  que se dirigiram para o interior do Estado em busca de um local para fixarem-se em definitivo em 1850. Saindo de Morretes, o grupo liderado por Antônio Vieira chegou a uma localidade que mais tarde viria a se chamar Piên, pois as famílias quando ali chegaram encontraram na região um grande número de gaviões cujo piar lembrava a palavra que dá nome ao município.

A região ainda era habitada por índios pacíficos Tupi-Guarani, fato este que levantou outra teoria sobre a origem do nome Piên: para o historiador Manuel Machuca, Piên significa coração na língua indígena Tupi-Guarani.

Os competidores da 1ª Corrida e Caminhada da Galinha Caipira de Piên  encontrarão não apenas uma localidade tranquila para a corrida e a caminhada, mas também a cordialidade de seus habitantes naquela que é destacada a cidade com um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná.

Evento coloca Piên no mapa das corridas no Paraná

A corrida terá aferição da Federação Paranaense de Atletismo e a empresa responsável pela prova é a 10Force. Será realizada a cronometragem por sistema eletrônico de chip. Tanto o chip quanto o número de peito recebidos pelo atleta após a inscrição serão o comprovante de que o atleta é participante da corrida. Sendo assim, para validar o tempo no funil de chegada, o corredor deverá estar com seu número fixado na altura do peito e com o chip fixado no tênis.

Corrida e caminhada
A prova terá percurso de corrida de 10 km e 5 km e  percurso de caminhada de 3.5 km. Os horários das largadas são:
– Corrida 10 km e 5 km – 9h00.
– Caminhada 3,5 km – 9h05min.

O tempo máximo estimado para a conclusão da prova é de 90 minutos e as inscrições poderão ser feitas através do site www.ticketagora.com.br ou presencialmente na sede do Jornal O Regional (Rua Manaus, 308, Centro de Piên), das 9h ás 18h.

Poderão se inscrever para a corrida:
– Homens e mulheres com 16 anos completos até a data de 31/12/2016, para a prova de 10 km e com 14 anos completos até a data de 31/12/2016 para a prova de 05 km. Os menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Poderão se inscrever para a caminhada:
– Homens e mulheres com 12 anos completos até a data de 31/12/2016, para a prova de 3,5 km. Os menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Serviço

1ª Corrida e Caminhada da Galinha Caipira de Piên
Inscrições: Até o dia 04 de novembro na sede do jornal O Regional (Rua Manaus, 308, Centro de Piên, das 9h ás 18h) ou pelo site TicketAgora http://kakoi.co/inscries-para-a-1-corrida-e-caminhada-da-galinha-caipira-pin
Prova:  06 de novembro de 2016 (domingo),  a partir das 9h, na Praça da Paz

Fonte:KAKOI Comunicação